quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Onde começou o Agregado das Falas!


Outro dia no Palácio onde trabalho, e vejam só que moral.
Sim porque o cara trabalhar em um Palácio não é qualquer coisa.
Ao menos não deveria!
Tive a oportunidade de fazer uma foto com o Ex-Governador do Estado Olívio Dutra.
Por incrível que pareça é a primeira que tenho mesmo tendo trabalho ao lado dele quando foi eleito Governador do Estado do RS.
Fiz várias fotos com ele estando participando de solenidades mas não exclusivamente com ele.
Como diz o titulo do post foi no primeiro ano de seu governo que tive a oportunidade de entrar para a carreira de Mestre de Cerimônia ou como ele gosta de chamar "Agregado das Falas".
Entrei sem nunca ter parado em frente a uma figura com um cargo tão importante e de tanta responsabilidade pela frente. De supetão caí dentro do gabinete em um dos dias que fui visitar o Palácio para ver como seria o andamento dos trabalhos.
Como lá ocorria uma reunião do Codesul me parou na mão a resolução da Carta de Porto Alegre que é como chamam a carta depois da reunião feita e onde os governantes dos estados do Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul fazem os seus acordos.
Em frente a todos e tremendo que nem vara verde foi lendo página por página sem saber o que lia. Números em romano, nomes de doenças que atingiam os estados enfim uma sequencia de letras que era um emaranhado na minha cabeça.
Lá pelas tantas o então Governador de Santa Catarina, Esperidião Amim, me olha e diz:
Acho que não precisamos escutar tudo novamente porque são decisões que todos temos entendimento.
Logo escutei o que então passaria a ser o meu chefe maior:
Então companheiro acho que assim tá bom!!!!!!
Batismo de fogo pode-se chamar.
E dali pra frente tudo que viesse era uma barbada afinal tinha passado pelo pior momento de um novato.
Me adaptei ao trabalho como se tivesse dali vivido a vida inteira.
Uma equipe receptiva que trabalho até hoje e principalmente a simplicidade do Governador que deixava qualquer um a vontade sem criar constrangimento.
Não esqueço do seu primeiro aniversário quando fomos lhe cumprimentar no gabinete e ele me diz:
"Ainda mais vindo desta voz".
Enfim palavras delicadas que não precisariam serem ditas mas que ele não as deixava de dizer.
Uma massagem no ego que só nos faz tornarmos escudeiros de um Guerreiro que tem o estado a favor ou contra para governar como foi e é para todos os outros que vieram depois.
E com ele muitas viagens de carro pelos lugares mais simples do interior assim como algumas de avião e Helicóptero.
Lembro que por vezes quando íamos a uma comunidade do interior onde ele ganhava uma cesta de alimentos, não deixava de dividi-la no avião.
Com aquele jeitão peculiar que as pessoas gostam de imitar partia o pão e o salame cortava com o que tivesse pra compartilhar com a tripulação, uma vez vi ele fazer isso com um estilete.
Pasta no corredor do avião e o chaveiro do inter pendurado, seu time do coração!
Sou grato  por poder ter começado com ele essa carreira pela qual defendo a 13 anos passando já pelo meu quarto Governante.
Não teria tido momento melhor e pessoa melhor pelo seu modo de agir para começar.
Sempre me senti a vontade, fazia do meu modo como faço até hoje e com o orgulho de estar tratando com alguém que foi eleito pelo povo.
E nesse ritmo de solenidade atrás de solenidade fui aprendendo que nenhum dos que por esta cadeira passam, simplesmente passaram por sorte ou ocasião. Todos, mas todos mesmo no meu ponto de vista foram e são tomados por uma vontade grandiosa de tornar o Rio Grande do Sul melhor.
Cada uma a seu modo, pelo seu partido pelo que o momento lhes oferece.
E nesta semana que passou mais uma vez estive ao lado deste governador que circula pelo cidade sem medo e exatamente da mesma forma como o conheci.
Simples e sempre com o sorriso e palavras curiosas ao nosso vocabulário, ele prontamente se levantou e aceitou o meu pedido: Mas é claro Companheiro!
E assim continuo enquanto acharem que posso e sou necessário fazendo as vezes de Mestre de Cerimônia do Governador do estado ou melhor, como diz o Governador Olívio Dutra: "O Agregado das Falas"!!!!






Um comentário:

  1. Boas lembranças essas que estampaste no MacFuca.Gostei de lê-las.

    ResponderExcluir