quinta-feira, 21 de janeiro de 2010
Qual gasolina você coloca no seu Fuca?
Tenho conversado com vários proprietários, especialistas e até donos de postos de gasolina para chegar a uma definição de qual seria a melhor gasolina para colocar nos fusquinhas.
As opiniões se divergem. De forma geral as pessoas acabam falando muito do que ouviu alguém falar e por deduções talvez sugestionadas por uma possível melhora no rendimento do motor, escolhem essa ou aquela.
O que diz no manual do MACFUCA, modelo 76 com motor 1300
Quantidade de abastecimento:
Reservatório de Gasolina – 41 litros
Consumo de Gasolina – 12 km/Litro ( bem regulado é lógico)
Gasolina – 70/75 octanas
Que tipos de gasolina temos no Brasil:
As do tipo C, em função do número de octanas
Comun, com 87 octanas
Premium com 91 octanas
Podium com 95 octanas
Gasolinas de alta octanagem são aquelas acima de 91 octanas.
É muito importante que se saiba que as gasolinas aditivadas não são gasolinas de alta octanagem elas são na verdade a Gasolina Comum, porém com a adição de aditivo que vem de fábrica que serve pra evitar o entupimento dos bicos e formação de carvão em válvulas.
A gasolina aditivada, da mesma octanagem da comum, te permite manter por mais tempo o sistema limpo, bicos trabalhando livre e válvulas sem carbonização o que em longo prazo acaba te trazendo economia de combustível, já que não vai permitir sujar tanto quanto a comum.
Em resumo, gasolina Pódium e a Premium tem mais octanas e também têm aditivos, porém a octana não serve pra limpar bicos mas como toda gasolina Podium e Premium é também aditivada, você tem o mesmo benefício da gasolina simplesmente aditivada, contudo não nos esqueçamos que aqui falamos do Fuca que tem um motor de concepção antiga e que como diz no manual do Proprietário necessita no mínimo de gasolina de 70 a 75 octanas.
TODA gasolina nacional tem álcool, a podium também.
O álcool é o principal antidetonante da nossa gasolina, alguns países usam chumbo e outros sintéticos, nós usamos o álcool.
O álcool eleva à resistência a detonação da gasolina porque se mistura a ela.
O álcool tem menor poder calorífico, gera menor temperatura quando queima logo, menor energia que a mesma quantidade de gasolina e velocidade de queima menor. Como precisa de maior taxa de compressão para queimar legal, ele misturado na gasolina faz o papel de deixá-la mais resistente a detonação.
Uma gasolina com maior octanagem pode trazer damos para o Fuca? Não, porém não trará nenhum ganho de desempenho, a não ser um maior rombo no bolso do consumidor já que estará pagando mais por uma gasolina que não lhe trará mais benefícios ao motor do que a gasolina simplesmente aditivada.
Uma gasolina com maior octanagem pode ser mais econômica? Sim, nos carros que requerem gasolina com maior octanagem. Nestes veículos, a utilização de uma gasolina de octanagem inferior irá aumentar o consumo, reduzir a potência disponível, podendo causar danos ao motor do veículo.
Que gasolina deriva do petróleo todos sabemos.
E a octanagem o que é?
Grosso modo pega-se um barril de petróleo e coloca-se para ferver.
De acordo com a elevação da temperatura, forma-se seqüência de hidrocarbonetos.
As seqüências com menos hidrocarbonetos vão evaporando antes até que é separada a seqüência entre 6 e 9 hidrocarbonetos.
Essa é a gasolina.
Entre 10 e 12 é o querosene,
13-16 é o óleo diesel,
16-20 é o os óleo lubrificantes, acima de 20 se forma os "sólidos", como graxa, betume e etc.
Pois bem de 6 a 9 é a gasolina, ela sai no formato líquido.
A cadeia que nos interessa é as que têm 8 partes de hidrocarbonetos, por sua vez a “octana”.
As partes de 6 acabam sendo desprezadas, não tem o mínimo poder de resistência á detonação.
As partes com 9 hidrocarbonetos são usadas mais como solventes da gasolina, também não interessa muito pro refino de gasolina.
No final ficamos apenas com as seqüências de 7 e 8 hidrocarbonetos: heptana e octana.
Mede-se então na gasolina quantas frações de octanas ela tem de 0 a 100 e você obtém a octanagem da gasolina.
Mais seqüência de octanas significa maior resistência à detonação.
Lembrando que motores que tem maior resistência de detonação são os que precisam de alta Octanagem que não é o caso do nosso Fuca.
Em resumo se você coloca gasolina comum em seu Fuca pode estar tudo bem, mas lembre-se que o aditivo na gasolina ajuda na limpeza do motor o que lhe da uma segurança maior em relação ao seu funcionamento.
As gasolinas Podium e Premium também farão este serviço, porém você estará pagando mais caro por um combustível que não esta sendo utilizado no motor para o qual foi desenvolvido, a não ser que o seu Fuca tenha um Honda Civic Si ou Golf GTi por dentro. O manual do Si inclusive recomenda que se abasteça o carro sempre com gasolina de alta octanagem, já que a central eletrônica é mapeada para isso.
Enfim esta é a minha conclusão pessoal através das analises e conversas por aí a fora, se você tiver outra, por favor, deixe seu comentário para melhorarmos a qualidade da informação dos nossos amigos Fusqueiros.
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Colocamos gasolina aditivada no Itamarzinho. Fez uma reação com a bucha de vedaçãpo da bomba, dissolveu, caiu no tanque. Passou para o filtro e foi e foi. O carro começou a parar do nada, já limpou tudo, trocou tudo. Ainda para.Quando foi lavar o tanque, havia até pedrinhas, cascalho. Ainda para. Continuamos pesquisando.Fomos orientados para utilizamos somente a gasolina comum. Sempre abastecemos num mesmo posto idôneo, em nossa cidade. Mas tivemos que viajar de urgência, tanque estava heio, mas reabastecer, na volta, noutra cidade. A partir daí... Parou no meio da estrada... Continuamos na pesquisa... O Itamarzinho sempre foi tratado à pão de ló... Muito triste.
ResponderExcluirSeria melhor fazer uma revisão em toda a linha de combustível do Itamarzinho porque essa reação com a bucha de vedação eu ainda não tinha escutado pelos relatos de companheiros de fusca. O meu faz mais de 3 anos que abasteço com aditivada e nunca tive problemas deste tipo na linha de combustível. Na verdade se a qualidade das vedações não estiverem em dia e se a sujeira do carburador e condições do tanque estiver precárias (sem querer dizer que é a condição do Itamarzinho) e vc estava acostumado só com a gasolina comum aí sim o bixo pega porque o aditivo da gasolina solta tudo que vê pela frente e em algum lugar vai parar. O que normalmente se faz é ir trocando a gasolina gradativamente trocar da comum para a aditivada assim até completar com a aditivada. Agora não esqueça se a manutenção anterior foi feita a muito tempo é possível sim que a aditivada venha a tirar o que tiver em mal estado da frente.
ExcluirE olha que conheço gente que abastece o bixinho com essas gaolinas podium que dizem ser bem forte.
Abraço e boa sorte e não e nãoesqueça de trazer notícias. Sorte para o Itamarzinho!
Macfuca
Amigos os motores do fusca antigo não foram concebidos para gasolina comum, Hoje uso podium e comum meio a meio e ficou beleza no funcionamento, potência, marcha lenta, etc.
ResponderExcluirps: sou mecânico formado há anos e iniciei com a linha volks. Abraço.
Então, toda aquela extensa explicação do Macfuca sobre a gasolina é furada???? Não entendi nada.
ExcluirNão te entendi Antonio. Porque furada? Eu coloco aditivada no meu fuca e já estou em 2015. O texto é de 2010. Como não tive problema algum com o carro até hoje, deduzo que esteja no caminho certo. Se te referes ao texto ao comentário do Décio logo acima, verás que na verdade o que ele tem no tanque é aditiva porque esta misturando comum e a podium. Logo é a mesma coisa. Não vejo moral. Eu colocaria só a podium então. Abraço
ExcluirMe lembro de um mecânico amigo meu, diser que qualquer gasolina faz o Fusca e derivados andar....Porém andar somente não é oque se busca em um carro seja ele qual for, a manutenção é a principal. Com gasolina aditivada o motor trabalha melhor e dura mais, seja a gasolina que for (aditivada no caso) antes de se migrar da comum pra aditivada ou podium. Primeiro verificar tanque, boia, linha de combustivel, filtro e carburador. Fazendo isso não importa a gasolina, procedencia importa mas tipo não.
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