Nestas imagens mostro passo a passo da ordem da montagem do Câmbio Jet.
Primeiro a retirada da alavanca.
Segundo a retirada da manopla da alavanca, coifa e a base da alavanca.
Terceiro passo colocar a buxa que acompanha o Câmbio Jet.
Quarto repor a base da alavanca e em seguida a coifa de borracha.
Próximo passo posicionar o Câmbio Jet na posição logo acima da chapa guia que fiz referência no foto anterior.
Bom aí vem a parte chata da montagem. A alavando tem um pino de ferro que é encaixado no varão das marchas, ele existe para que a alavanca depois de aparafusada não fique girando. Pois bem, coloca-se a alavanca observando este pino e forçando a alavanca para baixo com força e aos poucos apertando os parafusos. Neste momento que que a coisa fica mais difícel porque na verdade quando se força a alavanca para baixo a chapa guia escapa da posição original devido a pressão que se faz mais a presença do próprio Câmbio Jet que esta ali deixando que a pressão na alavanca fique bem maior.
Este é o momento de ficar tentando encaixar as marchas até elas se encaixarem e então ir apertando os parafusos.
No meu caso a primeira não entrava e a segunda entrava a marcha ré.
Ligue o carro com o pé na embreagem e vá soltando aos poucos para ver o que acontece.
Se possível puxe o freio de mão e veja se o carro força para frente ou para trás.
Se não encaixar tem de soltar os parafusos e começar a dançar o Câmbio Jet para um lado e para o outro e assim tentando encaixar as marchas.
Neste momento que comecei a me arrepender de ter tentado fazer por minha conta já tinha até falado com o seu Léo o mecânico oficial do MACFUCA dizendo que realmente eu era um aprendiz fracassado já que ele tinha me entusiamado a fazer sozinho para aprender. Antes de entregar os pontos fiz mais umas quatro tentativas e finalmente achei o ponto dos encaixes. Realmente depois que funciona fica sensacional as marchas curtas e bem justas. Dei algumas voltas na quadra meio desconfiado ao colocar a segunda marcha, sempre com aquela impressão que entraria a marcha ré. Feito os testes era hora de colocar tudo no lugar e curtir mais uma aventura mecânica do MACFUCA.
segunda-feira, 11 de janeiro de 2010
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cara estou com um problema parecido, no meu caso é uma kombi e o pino de ferro que encaixa no verão de marcha se soltou na mão dos cupins de aço, daqui da empresa do meu pai, mas eu não vou deixar levar para o mecânico pois o preço do conserto é alto.
ResponderExcluirSe bem entendi porque você não compra outra alavanca e troca você mesmo?
ResponderExcluirAbraço
Tambem com o mesmo Problema, desmontei a alavanca de cambio achando que tinha quebrado algo por ali, mas foi o pino que segura o varão do cambio foi pro espaço, coloquei outro com solta e tudo,mas quem diz que consigo engatar a 3ª e 4ª ? tem alguma manha pra tentar acertar isso:? valeww amigos
ResponderExcluirOlha assim sem ver é complicado mas penso em duas possibilidades. Uma delas é essa solda ter modificado um pouco a ponteira e ela não estar exatamente como o original e outra é a chapa que guia as marchas. Essa se estiver virada ou fora do lugar não tem como engatar. As vezes as pessoas montam ela virada. Tem que colocar no lugar certo e ir apertando os parafusos na manha. Dai vai engatando elas pra ver se encaixa depois da o aperto final. Abraço.
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