sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Blitz Ambiental agora com o MACFUCA!


Incentivado pelo clima de curiosidade, perguntei se o MACFUCA poderia entrar na fila do SUS dos refrigerados a ar para ver em que estado se encontrava aquele sujeito
(sim, o MACFUCA já passou a ter vida própria). Lá fui eu estacionando de ré e com aquele pressentimento que o meu resultado não seria melhor do que aqueles que por ali passaram, visto que a turma anterior era do tipo que tem motorsão pra pisar fundo e colocar dinheiro nisso, o que não é bem o meu caso (dinheiro? que isso).
Clima de tensão formado, aparelho conectado ao motor, logo o computador começa a dar as instruções, acelera e segura, depois torna a soltar. Eu, o ajudante Nota Dez e mais uma torcida com aquela cara de paciente em dia de exame de próstata só esperando o resultado. Com a cara não menos pior que as de antes, os dois técnicos se olhavam e o que acelerava ainda dizia: tá vendo, tá vendo o cheiro! Vi que o resultado não seria positivo e olha que aquela altura do encontro o técnico ainda sentia cheiro de alguma coisa, o homem é bom mesmo.
Tudo pronto e o computador dá o resultado: Reprovado
Nível de emissão de HC (hidrocarboretos) (ppm). O limite é de 700 ppm, na marcha lenta já foi a 2745 ppm e na alta a 561 ppm. Informando que “ppm” significa partes por milhão em uma unidade de concentração. O diagnóstico esta aí para ser conferido:

Antes me referi a medição como a “Desgraça dos Mecânicos dos velhos Carburadores” porque hoje em dia com a tecnologia medindo a funcionamento dos motores já não basta mais somente aquele bom ouvido e experiência do Mecânico. A máquina vê o que não conseguimos ver somente com o conhecimento. Como estamos falando de carrinhos que já atingiram a maior idade há muitos anos e de uma tecnologia que resiste muito bem ao tempo - o que não significa que seja perfeita para as condições que a nossa natureza necessita -, é bem possível que a grande maioria dos carros que ali se encontravam apresentasse algum tipo de reprovação ainda que extremamente cuidados por seus proprietários. É preciso tecnologia na regulagem mesmo para os antigos ou talvez até mais. Com certeza os mecânicos terão muito serviço pela frente.
Dos males, os menores. Conversando com os técnicos, me comunicaram que este nível de reprovação é o resultado de combustível em excesso no carburador que não esta sendo queimado, nada que uma boa regulagem não consiga fazer. Claro que existem outros fatores que também podem influenciar nesse diagnóstico, mas prefiro acreditar que regulando o carburador do MACFUCA terei a permissão de colocar o selo de OK na Blitz Ambiental da UNIDOS.
Mesmo que o resultado não tenha sido o esperado, é bom saber que os antigos VW podem ficar em dia com as questões ambientais.

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