segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Um pé de cada lado!

Situada na chamada fronteira oeste do estado, juntamente com outros municípios, Santana do Livramento integra a região fisiográfica da Campanha, que perfaz uma área total de 62.681 km² o que representa aproximadamente 22% da área territorial do Rio Grande do Sul.

Ainda na estrada, é possível vislumbrar um dos principais cartões postais do município - o Cerro de Palomas (A 20 km da cidade, entrando pela BR 158). Próximo dali, situam-se três importantes vinícolas: Cordilheira de Sant'Ana, Almadén e Santa Colina. Logo na entrada da cidade está o Parque Municipal do Lago do Batuva (na Vila Planalto), onde há um lago artificial que oferece sombras majestosas em uma grande área verde, com praça de recreação e quadras para prática de esportes.

Mais ao centro do município encontra-se a estação férrea, construída em 1906 e que, embora desativada, ainda recebe visitantes que buscam conhecer o prédio histórico por onde passou até mesmo o presidente Franklin Roosevelt.

Ainda no centro da cidade situa-se o Parque Internacional, símbolo de integração das cidades de Livramento, no Brasil, e Rivera, no Uruguai. As duas cidades são conhecidas como Fronteira da Paz ou La Mas Hermana de Todas Las Fronteras del Mundo. A cidade vizinha de Rivera oferece aos turistas freeshops e boas "parrilladas" na Rua Sarandi (avenida principal).
O obelisco internacional, símbolo da união das duas pátrias, possuí os escudos do Brasil e do Uruguai e o relógio que marca as horas de ambos os países respectivamente. Temos ainda a Praça General Osório a principal praça da cidade, possuí árvores com mais de um século de existência e também a beleza das esculturas e jardinagem. Na praça General Osório está a palmeira plantada por Dom Pedro I, quando esteve no Brasil, hoje considerada patrimônio histórico cultural.

4 comentários:

  1. Opa, e daí, xirú, dando uns bordejo pela fronteira? Seguidamente vou para aqueles lados, tem bastante Fusca e derivado, mas em estado deplorável.

    bueno, grande abraço

    Lucio - OBV

    ResponderExcluir
  2. Che, sou filho, com muito orgulho, de santanense, neto da Dna. Elena Rocha de Vargas, nascida em Rivera, lá prás bandas del Cerro Platon, onde também nasceram beus bisavós. Pois te digo, xirú velho, que se ali faltam fusquetas, sobram sabedoria, bem viver e hospitalidade, como constataste. O free shopping? Ah isso é coisa recente. Outra coisa, se lembrares, no ano passado postei uma fusqueta roja y negra, como o 14 de Julho de Livramento, fotografada lá, em Santana, por mim, aí no teu blog. Busca em teus alfarrábios. Grande abraço. Pedro Vargas Viegas.

    ResponderExcluir
  3. Mas ah Pedrão tais perdido por aqui, estou com saldades destas tuas histórias vê se larga estes processos um pouco e te manda pro viaduto a contar estas tuas mentiras fronteirissas rsrs.
    Lembrei mesmo do post vou recuperá-lo e largar por aqui novamente.
    Abração

    ResponderExcluir
  4. Pois é Lucio estive a trabalho na fronteira e aproveitei para provar as delicias daquelas terras. Entrecot, Picanha e outras cositas mas!
    Abração meu amigo!

    ResponderExcluir