domingo, 21 de agosto de 2011

O estimulo que um clube não tem!


Tenho o péssimo hábito de me apaixonar demais pelo que faço. Vou me emocionando com as possibilidades que me apresentam e logo me coloco a disposição para fazer as coisas. O certo é que se você fizer as coisas tão somente para você elas se tornarão muito mais fáceis ainda que você esteja só. A decepção consigo é natural porque no fundo nós sempre soubemos até onde poderiamos ir.
Acontece que quando se lida com um grupo é triste ver que de tudo que se pensa na maioria das vezes só paramos pra discutir problemas e não soluções.
Vejo estes grupos de fusqueiros que tem por aí e me da uma inveja (positiva) porque enfim é um bando de gurizada cheia de alegria e sem vícios passados que os impessam de progredir em suas aventuras. Não dar certo faz parte do sistema. Acreditar que vai dar é o que realmente nos impulsiona a lutar. Ficar maduro de mais tem um pouco disso trabalhar sempre com o freio puxado. Mas sempre? Putz isso torra o saco.
Já me apaixonei demais,já pensei que os outros saberiam tão mais que eu que fiquei ali só escutando para não dar bola fora. Mas vejo que na verdade essa questão de participar de um grupo fica muito mais na idéia do como ele seria interessante do que ele realmente é. Todo mundo quer mas ninguém faz. Todo mundo exige mas não vai.
Tomo mundo concorda mas deixa de comparecer. Todo mundo critica mas meia dúzia realmente fazem e se envolvem com os compromissos.
E pra criticar como tem, sem dizer os que criticam veladamente.
Depois de mais uma reunião pra buscar soluções encontro mais um balde de água fria.
Fico pensando porque será que me envolvo tanto.
Porque?
Será que sou muito otimista ou infantil demais?
Pensei, me envolvi, envolvi pessoas, discuti, fiz, refiz, fui atrás, liguei, escrevi, perdi tempo desenvolvendo e tudo isso pra que.

Bom quando os impedimentos vem de toda a parte só resta recolher as minhocas porque infelizmente não teremos pescaria.

E assim de saco cheio e triste porque tenho sentimentos pelo que gosto, volto pra casa. E vejam só quando vou pindurar a chave do fuca no chaveiro que por sinal é um fuca também encontro ali uma carta fechada me esperando. Com a luz do corredor apagada logo pensei que seria um bilhete dizendo o que comprar no supermercado no outro dia.
Engano meu encontro essa carta escrita pelo meu filho de 9 anos para mim que diz o seguinte pra quem não entendeu a letra do meu artista mais acima:

Pai te amo, você é o mais bonito desse bonito, te adoro tomara que a gente consiga fazer bem legal o "encontro de fuscas". Adoro seu blog Macfuca. A gente tem varias coisas iguais, adoramos carne, eu e você gostamos do cheiro de vinho, gostamos de fusca. Enfim te adoro muito, a novela a mãe disse que o fim esta sendo bobo, a Natali pode ser deputada, o Léo morreu porque o Cortes mandou o negão para matar o Léu na cadeia, os homens que namoravam se casaram, a Marina ficou com o Rau, que mais tempo depois!!! BOm não sei mais então fiz essa carta para te falar que eu te amo muito.
Um abraço
Fernando

E assim me convenço que o que eu realmentre preciso alimentar e me dedicar é a esse tipo de amor incondicional que nos impulsiona e nos faz acreditar em alguma coisa.
Terminei a carta chorando logicamente porque junto com minha desilusão veio mais um monte de sentimentos que fico tentando filtrar no dia a dia.
Talvez eu seja mesmo somente um exagerado ou exigente de mais em relação as pessoas.
O que fica certo pra mim é que mesmo quando pensamos que em nada mais vale acreditar ainda assim temos alguém que esta sempre acreditando em você.

Obrigado filho eu sei que dependendo de você o nosso encontro de fuscas sempre será um sucesso ainda que na imaginação porque felizmente nos nossos sonhos as pessoas não podem ainda se infiltrar e neles plantar a semente do não realizar.

10 comentários:

  1. caro amigo mafuca estas coberto de razao o problema e que todos nos temos que caminhar juntos para atingir os objetivos mas nem todos ajudam o que nao deveria acontecer pois somos um clube de muitos e nao de poucos, portanto vamos nos unir e nao deixar a peteca cair estou pronto para a luta, os fuscas agradecem
    linda a carta do mafuca junior tens razao em te emocionar, esta familia e demaisssss maggi

    ResponderExcluir
  2. Não sei o que te causa tantpo desgosto. Sejam lá quais forem os reus notivos,como te conheço,dou-te inteira razão. Afinal,tenho 76 anos de experiência.

    ResponderExcluir
  3. fico triste pela decepção do amigo, mas feliz porque essas coisas fazem refletir. Talvez o foco do clube tenha de ser reajustado. Não precisamos ser o maior, mas talvez o mais divertido. Garage Day, almoços de sáb/dom. Passeios à serra, ao litoral, ao interior, enfim, qualquer coisa que não seja apenas do eixo viaduto/sede/encontros. Se eu puder sugerir, mudar o local do encontro semanal e o dia. POA fica o caos na sexta, complicando até mesmo para quem mora na cidade. O viaduto não tem atrativo algum, não dá visibilidade e sequer tem banheiro. A cidade deve ter outros locais bem mais legais para comportar por exemplo 15 carros ou mais. Escrevo essa longa msg porque nem só de "contrários" e "negativos" o clube é composto, mas também de gente que quer participar mas tá achando pouco atrativo no geral. Achar ruim e reclamar da baixa assiduidade tem que ser feito, mas tomar algumas iniciativas depende também de quem está encabeçando toda brincadeira. O encontro anual é importante, mas antes os participantes deveriam rever a importância do dia-a-dia e da integração do grupo. um abraço

    ResponderExcluir
  4. Mano Velho!!!

    Acabo de ler teu relato, que ouvi ao vivo a pouco. No ao vivo vi que de lembrar tu te emocionou e no que li foi a minha vez.

    Realmente não tenho muita noção do que ocorre no clube, só pelo que voçe fala, mais o que ocorre aqui, nas tuas horas vagas e não vagas até, eu vejo, e vejo tua dedicação e paixão por esse clube. Parabéns pelo filho, pois quando ouço o teu lembro do meu e ai que a gente ve a quem dar valor.
    Grande Abraço,
    Jurema&Blue

    ResponderExcluir
  5. Fico grato pelos comentários de toda a forma.
    Ao amigo que fez o comentário a respeito do viaduto gostaria de dizer que na verdade é justamente isso que eu vejo acontecer, sempre existe o descontentamento a respeito disso ou daquilo como no caso do Viaduto que não é o meu caso porque gosto de lá, porém sempre que alguém reclama de algo se espera que traga um sugestão ou uma proposta. Veja bem se existe pouco atrativo deveriam existir também sugestões para somar, porém na hora de se pedir sugestões ficam só os pontos de interrogação.
    Evidentemente, você não só pode como deve sugerir o local que seja melhor no seu ponto de vista porque aí sim teremos participantes não contrariados ou negativos,como vc frelatou na mensagem.
    De qualquer forma lhe fico grato por ter lido e comentado esse post porque é justamente isso que precisamos. Gente que leia, diga o que esta pensando a favou ou contra, e que assim possamos dar seguimento a esse trabalho de 15 anos de clube que não é pouco e que deveria ser motivo de festejos para todos os sócios desta agremiação. Mesmo os que nem se quer pagam a mensalidade.
    Forte abraço!
    Mafuca

    ResponderExcluir
  6. Amigo Christian, não pediste minha opinião, mas expuseste uma situação e gostaria de contribuir, como sócio do clube. Em primeiro lugar, parabéns pelo carinho do filho. É isso que todo pai quer. Tens muito mérito nisto, é claro. Tens muito mérito também por teu empenho e paixão pelo Clube e pelo carro. Serei direto. Temos um clube ainda em reestruturação, em renovação. Temos um grupo excelente de pessoas. Os mais atuantes e antigos têm o grande mérito de haver, a duras penas, mantido a associação, em que pese os problemas de toda ordem. As últimas duas gestões têm sido heróicas em manter o clube funcionando. E acho que temos futuro sim. Como Fênix estamos ressurgindo. Pessoas como tu e outros (poucos ou tantos) devem perseverar, com sua garra e idéias novas. Claro, temos nossas pequenas/grandes atribulações particulares (eu que o diga), mas vamos nos revezando amigo. Penso que estamos num processo de renovação, de reconstrução, e isso é difícil, penoso, desestimulante às vezes. Mas temos boa base, temos história, e, se pensarmos bem, temos mais atuação hoje que quando entrei, há alguns anos. O que não podemos, na minha opinião, é deixarmos de atuar, deixarmos de realizar o encontro anual, por exemplo, e rompermos com toda a história e tradição. Acredito muito na renovação, nos avanços, em idéias arejadas que pessoas como tu podem oferecer ao grupo. Grande abraço. Pedro Viegas.

    ResponderExcluir
  7. Pois é amigo, estamos em uma condição identica. Ver 1,2,3,4... trabalhando em prol daquilo que se tem por hobby. Há anos luto para ver o Clube seguir seu caminho. Já vi de tudo, mas muito mais críticas negativas do que positivas. Agora positivo para mim são as amizades verdadeiras que construi não só no Clube, mas nas cidades por onde passamos. Gostar ou não gostar de um local de encontro é critério de cada um. Ter sanitário, e até digo que tem, pois o do Parque Marinha do Brasil é limpo e fica quase em frente ao viaduto. Diferentemente do tempo em que usavamos o Largo da Epatur, o único recurso era o posto de combustíveis da esquina e nem sempre era do agrado dos frentistas ceder a chave. Sombra jamais. Em dia de chuva a opção era ficar em casa. Seria ótimo termos um local a sombra com banheiros, um quiosque com comes e bebes para sentar e conversar. Isto é utópico Respeito o pensamento de cada um, mas ninguém nos ofereceu nada melhor até hoje. Mas de uma coisa podes ter certeza: é necessário que cada sócio que realmente gosta deste Clube e tem nele um local de encontro com amigos e quer continuar "construindo amizades" vista a camiseta, bote a mão na massa, traga ideias, participe, fale, apresente-se. O Clube não é do Presidente; é de todos. Se não houverem sócios, não haverá Clube, portanto não haverá presidente. Tenho por mim que não é só aqui que acontecem estas coisas. É assim desde a escola até o fim da vida. Alguns trabalham, outros colaboram e os demais malham quem faz ou fez. Tua tristeza e indignação por muitas vezes foram as minhas. De pensar em jogar tudo para o alto e passar a ir aos encontros por mim mesmo, sozinho. Mas isto não faz parte de mim. Conto os dias para chegar a sexta, encontrar os amigos, conversar, esquecer dos problemas do trabalho por horas. Estar com quem quer estar conosco.
    Li e achei interessante a mensagem do "anonimo" que ao que me parece frequenta o Clube mas não quis se identificar. Como eu disse antes, conto os dias para estar entre amigos. É vicio. Agora achar um lugar na cidade, a noite para estacionar 15 ou mais carros para um bate papo realmente é complicado. Os próprios bares conveniam estacionamentos para melhorar a recepção aos clientes. Trocar a sexta? Sábado poucos trabalham. Quinta? Quarta? Sabemos que em nossas jantas das terças muitos não vem porque estudam, trabalham até mais tarde, precisam levantar cedo no outro dia. Quando o Vinicius apresentou a ideias do Viaduto nas sextas a noite, nã se falou em ir com os Fuscas. Era um momento de descontração, sem compromisso, na base do vai quem quer. Porém tudo cresceu, tomou forma avantajada. A estrutura é pequena. O churrasquinho do Osório já não é mais o mesmo. Está caro e em certas ocasiões a qualidade deixa a desejar. Mas quem sabe mudamos a noite de sexta para o Largo do Grêmio. Lá tem pastel, xis, churrasquinho, entreveiro, etc. Seria bom? Talves. Até alguém enjuar. Agora acho que não dá certo é pipocar a cada dia em um local. Vai dar mais gente perdida.
    Temos a sede. Um espaço de pouca utilidade. Está servindo mais de depósito dos materiais do Clube. Dizem até que no verão é impraticável porque tem mosquito. Quero ver o dia em que ela não estiver mais disponivel. aí sim a choradeira vai ser grande. Semelhante a mulher que perdeu o marido e aí sim se deu conta de quanto ele era bom. Ou vice-versa.
    Já pensei muito, não consigo mais alternativas. Mas as críticas continuam e continuarão sempre. Eu só gostaria que o Porto Alegre Fusca Clube não voltasse aos níveis de 2003. Eu não teria mais força para reerguê-lo.
    O final do ano está chegando e com ele a eleição de nova diretoria. Será qie alguém vai querer? E se houver alguém, terá o apoio de pelo memos outros 5 sócios para compor a direção? A cada dois anos penso nisto.

    Sabes que não consigo por mensagem no Blog, mas por aqui consigo. Tuas dúvidas são sérias assim como as minhas. Mas de uma coisa podes ter certeza; temos amizades e é isto que constroi o ser humano.

    Grande abraço
    Wilson

    ResponderExcluir
  8. Amigo Pedro e Wilson sempre que escrevo na verdade estou sim pedindo uma opinião seja ela a favor ou contra. O que realmente me importa é com a continuidade de tudo que se tem feito até hoje e que não podemos deixar passar principalmente a amizade que construimos.
    Obrigado por participar com os comentários no blog.
    Abraço
    Macfuca

    ResponderExcluir
  9. Grande MacFuca, é uma pena que esteja acontecendo isso aí com a galera dos Fuscas.
    Mas de qualquer forma percebi que a carta do Fernando foi uma nova injeção de ânimo para você acreditar mais nas possibilidades!

    abraço amigo

    ResponderExcluir
  10. Com certeza pra mim e para o grupo. Aguardaremos notícias essa semana com pensamento positivo.
    Abração Rock.

    ResponderExcluir