sexta-feira, 11 de março de 2011

Console do Fusca - Macfuca

Na espera de um dia comprar o console da EMPI resolvi ir adiantando as pontas com o modelo tradicional que se encontram em quase todas as lojas especializadas em peças de fusca aqui no Brasil. O modelo é simples e não apresenta uma super resistência porque o plástico não é dos mais resistêntes. O preço deve justificar custa em média 14,00 reais eu ainda consegui por 10,00 porque tinha um pequeno rachado que logo consertei. A tentativa era ver se ficava bonito no Macfuca, se fosse o caso dispensava o dito cujo sem sentir muita dor no bolso. Pra completar resolvi comprar um acendedor de cigarro destes modelo universal para servir de tomada 12V no console.  Mais alguns retalhos de carpete para o acabamento e mãos a obra.
O buraco para a tomada abri com um soldador de estanho que tem a ponta fina. Aqueci o soldador e fui fazendo pequenos furos até fechar a circunferência necessária para a tomada. Depois de feito o furo utilizei uma lima bem fina para fazer o acabamento.
Tomada encaixada no lugar era hora da fiação para a lâmpada e para o funcionamento da tomada. Com a proximidade do console da bateria do fusca que fica no banco traseiro resolvi puxar de lá o positivo e o negativo, aproveitando logicamente para colocar um fusível no positivo para evitar maiores danos no caso de um curto. Os fios para acender a lâmpada da tomada puxei do painel aproveitando a fiação que faz com que ligue as luzes que iluminam o painel. Para encaixar o console é preciso tirar a borboleta do ar quente que fica ao lado da palanca ainda mais se colocar a tomada como mostra a foto.
A fixação do console não é lá aquelas coisas porque na verdade ele só fica encaixado ali na palanca. É preciso um pouco de cuidado devido a delicadeza do material pra não dizer a porcaria do material utilizado.
Quanto ao acabamento em volta do console ainda estou estudando um carpete para colocar a volta coisa que não será difícil de fazer.
O resultado foi esse da foto abaixo.

7 comentários:

  1. Ficou muito bom o seu console. O MacFuca agradece,claro. Deu um pouco de trabalho e muito de improvisação,mas valeuuuuuuu!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Pai vejo que tu és o mais frequente leitor deste blog e um dos poucos que se indigna a deixar sua opinião. Isso é muito gratificante para um blogueiro.

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. show kra, to fazendo isso no meu fuca tmb, reformando todo e talz, podes passar lá pra conferir o andamento
    ta massa teu fusca

    www.fusca-azulao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá MacFuca, ficou massa! Eu estou querendo fazer a mesma coisa, mesmo console e tomada, mas tenho um pouco de dificuldade pra instalar a tomada, vc poderia explicar de uma forma mais detalhada por favor? Eu querua fazer por minha conta sabe? Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tchê faz tempo que fiz a instalação e cada vez que vou futricar no carro tenho que parar pra pensar srsrs. Mas pelo que lembro não tem mistério. A tomada precisa de um fio conectado direto até a bateria e pra isso é preciso que coloques um fusível para segurança. (não lembro de quanto mas em uma auto elétrica te dizem fácil) e outro fio ligado no negativo que pode ser em qualquer parte da carroceria do fuca que faça aterramento. O certo mesmo é puxar o fio lá no positivo para ignição para que quando desligues o carro desligue a tomada também. Tem que ligar na posição da chave em que desligue tudo junto. Se ligar antes da chave não vai adiantar. É simples. O ideal é sempre ir na elétrica antes e bater um papo com o eletricista para tirar as dúvidas de espessura do fio e valor do fusível. Na época que fiz perguntei mas pra te falar a verdade não me lembro dos detalhes.
      Enfim em que ter um fio conectado no positivo que é o centro da tomada e um no negativo que é a parte lateral da tomada. Abração

      Excluir
  5. Gostei muito do serviço, só tenho uma dúvida, ele é fixado no túnel, ou fica solto, e não mexe do lugar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica solto. O que prende é o carpete a volta. Tentei fixar de outra forma e não consegui. Aí deixei assim e não deu problema. Abraço

      Excluir