segunda-feira, 14 de março de 2011

Arrependimento X Compensação


Tem dias que parecem que não vão acabar e pior que nem sempre são dias bons. Sou um cara relativamente preparado para fazer com que todas as coisas sejam previstas e que um bom momento não vire um péssimo momento. Não sou uma figura muito tranquila quando se trata de ter problemas na estrada. Sinal disso que procuro sempre deixar o Macfuca com tudo em cima na manutenção, freios, suspensão, lubrificação, carburador limpo, peças novas enfim detalhes que sabemos que não podemos nos descuidar tanto para carros novos e principalmente para esses nossos velhinhos pelo qual somos apaixonados. 

E assim me preparei mais uma vez para sair com o grupo do POAFUSCACLUBE para o encontro em Bento Gonçalves aqui na serra Gaúcha. Uma semana antes faço revisão e regulo as válvulas do dido cujo que estava batendo fora do normal. Carro limpo com todos os detalhes preparados para expor o querido em meio a tantos carros sensacionais que encontramos nestes momentos.
Meu parceiro de sempre conhecido como o Macfuca Júnior com tudo pronto também principalmente a vontade de curtir o passeio e participar da corrida de carros de controle remoto.
Todos reunidos no posto de sempre a viagem transcorria normalmente, o grupo todo organizado contando com 4 rádios pra não deixar ninguém pra trás no comboio. 
Paisagem ótima de quem sobe a serra gaúcha em um dia de sol forte.
A distância de Porto Alegre a Bento aproximadamente 109 km.
Tempo ótimo de passeio pra curtir o carro e não cansar ao volante.
Pois bem depois de darmos uma parada em outro posto para esticar as pernas saímos novamente ai sim para ir direto a Bento, com as curvas do caminho e a quantidade de carros uns mais veloses e outro menos furiosos o grupo se dispersou e os rádios não conseguiam contato. Resolvemos então dar uma esperada só que aí já estavamos chegando em Carlos Barbosa o  Macfuca parecia estar carregando uma bigorna no parachoque. Pé no fundo e o ponteiro girava no sentido contrário do velocímetro.
Não preciso nem relatar a minha cara de descontentamento com o que viria depois.
Assim que o grupo encostou para esperar os outros o Macfuca se apagou mais que a Bisa vendo filme de faroeste a noite. Aí o problema não era mais só os retardatários mas sim a falta de batimento cardíaco do pobre Macfuca. De cara avisei o Mário que estava no primeiro carro junto com a Carla que o meu carro estava estragado. Levantamos a tampa do motor e a fumaça parecia a churrasqueira destes espetinhos de comer na rua. Em minutos o Macfuca tinha uma equipe gigante de para-médicos tentando diagnosticar o problema com o querido. Várias foram as tentativas e ali começava a luta do Mário para me deixar o mais tranquilo possível, não sei quantas vezes ele me disse. "Caraa fica calmo vai dar tudo certo"
Acho que ele faz leitura da mente e viu a minha cara de guri cagado. Detesto trazer problema para as pessoas mesmo sabendo que todos ali estavam solidários e que eu também não faria diferente com os colegas.
Troca bobina, platinado e nada a temperatura do motor estava alta e não seria alguns minutos que fariam ele dar algum sinal. Motor totalmente sem compressão. Resultado manda a turma na frente e ficamos lá o Wilson  parceiro de sempre acostumado com estas indiadas e portador de uma caixa cheia de surpresas ou melhor peças acompanhado da esposa Marcia. 
O Mário que meteu a mão na graxa e queria ver o Macfuca funcionando.
Eu e o Fernando (Macfuca Júnior).
O Weber companheiro do clube tinha um cambão dentro do carro e a sugestão foi puxar a Macfuca na saveiro de um amigo que subia junto com o grupo para fazer companhia. A tarefa totalmente nova para mim e 12km pela frente pra chegar no encontro. Tudo que eu sempre sonhei chegar com o carro que passo lambendo rebocado em um encontro vejam só de fucas. Coisas da vida.
A saveiro já tava pedindo arrego de puxar lomba acima o Macfuca e chegando perto do evento pedimos para furar o cerco e colocar o fuca estacionado junto com os demais esperando a temperatura baixar. A dele e a minha certamente. Dali pra frente para mim curtir o evento ficou em segundo plano não via a hora de solucionar o problema e não deixar a turma empenhada.

Bom aqui é que faço referência ao titulo do post. 
Arrependimento total de ter levantado aquele dia e me meter em uma furada de ver o fuca estragado em um encontro e trazer encomodo para o grupo.
Compensação porque só assim vejo como fica evidente a boa vontade das pessoas em ajudar um amigo e ver como que com esta função de fuca pra e pra cá acabamos ficando conhecidos e criando uma espécie de carisma em volta desta paixão. Muitas pessoas foram solidárias mas aqui peço a compreenção do grupo de poder falar no Mário em nome de todos que foram parceiros.
Falo do Mario porque na verdade é uma figura que entrou no grupo através da sua união com a Carla e que nunca tive muito contato a não ser nos encontros do POAFUSCACLUBE. Essa figura não sucegou enquanto não voltou a Porto Alegre pra buscar a sua S10 para rebocar o meu carro.
Pegou um ônibus as dez para as duas da tarde que pior de tudo ainda era pinga parou em todas as cidades na volta de Bento. Ficamos lá no encontro esperando o retorno do Mário e com isso boa parte do grupo se reuniu e voltou com o apoio do Wilson para não comprometer os demais em detrimento de um carro ainda mais que o Wilson tem experiência e consegue dar socorro aos demais.
Ficaram comigo os parceiros Maggi, Evandro, Francisco que ficou para dirigir o carro da Carla na descida da serra a noite, a Carla o Fernando meu filho e claro todos a espera do Mário.
No final do dia com o motor já frio o Macfuca pegou e parecia estar normal pensei em voltar dirigindo sob a supervisão do Mário que entende do assunto. Às 7 horas chegou o Mário com a S10, arrancamos  parecendo tudo normal mas com o cuidado de se algum barulho estranho fosse escutado deveriamos parar e rebocar o bixo. Não deu outra bastava bater uma terceira e começava o ronco do bugiu.
Paramos assim que saímos de Bento em um lugar relativamente bom. Foi terminar de colocar o cambão e o tempo que era maravilhoso virou cenário de filma de terror. Tudo que eu adoro para uma viagem.
Carro estragado, reboque, noite e muita chuva!



Esta era a visão maravilhosa que eu tinha da S10 na minha frente, não dava pra ver nada e pra ajudar o limpador do fusca da Carla parou. Prontamente lá foi o Mário resolver o problema que sorte não demorou muito para entrar em funcionamento.
De todo o meu pavor de estar descendo a serra sendo rebocado sem ter e experiência de estar sendo rebocado ainda mais naquela condição tinha sempre a palavra amiga e preocupada do Mário em saber se eu estava bem e se queria continuar naquelas condições. Tentava me deixar tranquilo para tornar a viagem o menos sofrida possível. A esse altura a Carla estava na S10, o Francisco no fusca da Carla atrás de mim, depois o Evandro e no final o Maggi sempre com alto astral levando o Macfuca Júnior.
Terminamos de descer a serra e a chuva foi diminuindo parecia que era pra testar o coração da turma.
Depois daquele primeiro trecho eu já era um especialista em ser rebocado pra não dizer especialista no cambão que pega muito mal pra um gaúcho como eu!
Paramos mais uma vez em um posto para comer alguma coisa e descançar os nervos.
Mesmo totos sendo liberados para largar na frente ninguém quis arredar o pé da equipe  e permaneceram juntos até o final mesmo o Maggi correndo o risco de levar um puxão de orelhas da dona Flávia em casa.

A essa turma a meu super muuuuuito obrigado!

Depois disso o caminho foi bem mais tranquilo e eu conseguia ter uma boa visibilidade e confiança que a S10 realmente segurava o Macfuca nas freadas. Com tudo isso a turma sempre numa boa e dando risada e claro o Mário sempre preocupado com o meu estado de espírito.
Chegamos na frente da minha casa a meia noite e dela se passaram 5 horas. Bota tempo nisso parecia que jamais aquele dia iria terminar.

Fico com a grata satisfação de saber que existe nesse mundo pessoas solidárias que não medem esforços para te ver bem e olha que mesmo o Mário sendo um engenheiro mecânico de mão cheia não é com ele que faço os concertos do Mafuca. Conheci o Mário bem depois de ter o fusca e já tinha quem fizesse a manutenção. Mais um sinal do grande caráter que tem essa figura.
Chegamos na minha casa, guardei o carro na garagem e fiquei na expectativa do que teria dado errado. A possíbilidade de ter estrangulado alguma válvula pelo fato de ter regulado uma semana antes era grande.
Expliquei para o Mário que já tinha tido problemas com uma vareta de tucho e que o barulho que estava fazendo no motor era bem parecido porém jamais imaginei que isso fizesse perder compressão no motor.
Pois bem o resultado foi este mesmo e não era uma vareta e sim duas varetas com um rombo na ponta.
Na primeira foto mais ou menos como deve ser o furo na ponta sendo que esta já é usada na foto seguinte o estado em que ficou a vareta.
Mexe daqui mexe dali na estrada o carro ficou fora de ponto também que já tinha sido comentado pelo Mário. Dos males o menor o problema era invisível porque estas varetas podem por serem velhas parecer estar bem mas ficam com a ponta muito frágil se estragando quando menos se espera.
Lógico que estragou em um péssimo momento.
Meu estado deplorável era tanto que comentei com o mecânico. Viu só o estado em que cheguei, pela primeira vez o senhor esta vendo o Macfuca sujo chegando da garagem. Isso porque nunca deixo ele molhado em dias de chuva. Sabe como é velhinho não pode molhar os pés.
 Tudo no lugar o Macfuca já se encontra devidamente lavado e funcionando pronto para encarar outra indiada que se Deus quiser será só um espectador e não o artista principal!
 
Bom este aí é o Mário Bessa a quem eu nem sei mais como agradecer.
 Pessoa incansável em ver os outros bem.
Parabéns Mário por este teu estado de espírito e parceria a vida com certeza seria totalmente diferente se caras como tu fossem mecânicos não só de fuscas mas de caráter também.
Abração meu velho e muito obrigado!
Pra quem precisar dos serviços "Mecânicos" é lógico do Mário vai aí os contatos do amigo.

7 comentários:

  1. poutz, apos ler tudo, so digo que menos mau ter sido 2 varetas. O mar n estava para macfu..digo, peixe. Depois me conta com calma. Grande Mario, subiu no meu conceito! :-)

    ResponderExcluir
  2. É por isso que a gente brinca com a Carla, se ela brigar com o Mário, quem sai do clube é ela. hehehe.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns ao Mário por este espírito de parceria e solidariedade. Quando eu estava no exército a gente tinha um slogan em nossas marchas que era assim: "Quem sai junto chega junto..." e é assim que nós do PoaFuscaClube agimos em nossas andanças porque parceria é parceria...
    Mas nem por tudo isso o nosso domingo deixou de ter o lado bom, tenho certeza que apesar do aborrecimento demos muitas gargalhadas que não teríamos dado se o passeio tivesse ocorrido de maneira normal... Grande abraço parceiro, fiquei bastante aliviado ao ler esta publicação e saber que o problema não era nada grave... Conta sempre comigo!!!

    ResponderExcluir
  4. Gabriel - Herbie Maniaterça-feira, 15 março, 2011

    Nossa em, essa vareta de valvula esta destroçada de tao enforcada que estava, foi justamente o que voce comentou comigo lah em bento que poderia ser alguma valvula estrangulada, bom, menos mau que nao teve nenhum dano muito grande ao macfuca....

    ResponderExcluir
  5. Mas báh, que indiada essa ein? Pena que não fui no evento. Eu sei bem como é isso, deixa a gente nervoso e estressado. No segundo dia que fui visitar minha namorada na casa dos pais, o alternador deixa de funcionar, e no desespero de fazer o carro pegar no tranco, quebro o cabo no acelerador... Moral da história, meu sogro teve de me rebocar até a casa deles e me ajudar a concertar lá mesmo... E isso que ele odeia fusca... Boa sorte com o Macfuca. Abraços.

    ResponderExcluir
  6. É isso gurizada o Macfuca tá precisando de uns dias em um spa mecânico para ver se é só isso ou se cabe uma revisada geral no motor. Acho que pelo tempo tá na hora de ir um mais fundo na analise.
    Abração e obrigado pela força!

    ResponderExcluir
  7. Milton Ferretti Jungquarta-feira, 16 março, 2011

    Cumprimento o Mário,antes de mais nada,pela demonstração de companheirismo que o levou a buscar sua caminhonete em casa para socorrer o Christian. Mais do que o aplaudir,agradeço-lhe pelas maneira cavalheiresca que dispensou ao meu filho. O seu gesto me comoveu. E muito.

    ResponderExcluir