quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Modismo e analfabetismo que assolam a mídia

Por Mílton Ferretti Jung

Talvez eu seja um chato, mas não de galochas, porque, mesmo quando chovia, as usei pouquíssimo e somente por exigência paterna. Meu pai temia que, se molhasse os pés, pegaria gripe. Além disso, não creio que ainda exista quem as vista. Posso esperar, então, que minha chatice, pelo menos, dispense o acréscimo referido linhas acima.
Seja lá como for, vou tratar do modismo que tomou conta da mídia. Não estarei faltando com a ética. Afinal, estou na estrada da profissão desde 1954, o que, imagino, me assegura certos direitos, um deles o de criticar o que me irrita quando leio jornais, vejo televisão e/ou ouço rádio.
Claro que não tenho a pretensão de escrever algo parecido com o que, faz bom tempo – mas nunca esqueci do texto – Stanislaw Ponte Preta, pseudônimo de Sérgio Porto, alinhou no livro intitulado “O festival de besteiras que assola o país”. Creio que pesquisou um bocado para reunir as asneiras que coletou na época ou, quem sabe, nem precisou se esbaldar procurando-as, tantas foram.
As de agora também são muitas, diferentes, porém, das relatadas por Stanislaw. Vou, no entanto, citar poucas para não encher a paciência dos que me dão o prazer de sua leitura aqui no blog do meu filho. Não sei se por preguiça ou desconhecimento gramatical, principalmente a turma das rádios não usa mais os verbos reflexivos, isto é, os que exigem a presença da partícula apassivadora – o se. Aí o que se escuta, por exemplo, é que “o jogo iniciou, o jogador machucou, o time concentrou”, e outras pérolas semelhantes.
Já o verbo realizar se transformou num proscrito. É pouquíssimo usado atualmente. Preferem dizer que “o festival aconteceu”. Tudo acontece, pouco se realiza. Devem ter aprendido a besteira com os cronistas sociais…
A moda que mais me incomoda, entretanto, é a do uso indiscriminado do verbo apontar. Parece que, para ele, não existem sinônimos. Não passa um dia que não se lê o maldito apontar em frases nas quais poderia ser substituído por indicar ou mostrar, sem prejudicar o sentido.
Afora esses modismos (até, talvez, analfabetismos) que causam dor de ouvido, ainda se faz necessário aguentar certos neologismos, entre os quais, um que detesto profundamente por ser uma invenção desnecessária. Refiro-me a disponibilizar. Seria bem mais fácil utilizar oferecer que, aliás, é bem mais bonito do que seu imenso sinônimo inventado sei lá por quem.
Acredito ter feito critica construtiva. Quem não concordar,que se manifeste.

Milton Ferretti Jung é jornalista, radialista e meu pai. Às quintas-feiras, escreve no Blog do Mílton Jung (meu irmão)


Complementando o Post e também para dar umas rizadas!

Jornal do Brasil – Erros

•A nova terapia traz esperanças a todos os que morrem de câncer a cada ano.
•Ela contraiu a doença na época que ainda estava viva.
•Depois de algum tempo, a água corrente foi instalada no cemitério, para a satisfação dos habitantes.
•O aumento do desemprego foi de 0% em novembro.

O Globo – Gafes

•Apesar da meteorologia estar em greve, o tempo esfriou ontem intensamente.
•Os nossos leitores nos desculparão por esse erro indesculpável.
•Quatro hectares de trigo foram queimados. A princípio,trata-se de um incêndio.

Extra

•Os sete artistas compõem um trio de talento.
•Parece que ela foi morta pelo seu assassino.
•O acidente foi no triste e célebre Retângulo das Bermudas.
•A polícia e a justiça são as duas mãos de um mesmo braço.
•O presidente de honra é um jovem septuagenário de 81 anos.
•O cadáver foi encontrado morto dentro do carro.

O Dia

•A vítima foi estrangulada a golpes de facão.
•No corredor do hospital psiquiátrico os doentes corriam como loucos.
•O velho reformado, antes de apertar o pescoço da mulher até a morte, se suicidou.
•Na chegada da polícia, o cadáver se encontrava rigorosamente imóvel.
•Prefeito de interior vai dormir bem, e acorda morto.

2 comentários:

  1. Prezado amigo Milton,
    Parabéns pela coluna. Aproveito para acrescentar o "a gente", que expressa um baita preguiça mental, pois o verbo não flexiona: "a gente fala a verdade". Ui! Nos anos em que produzia boletins radiofônicos, prestava muita atenção na redação da Rádio Guaíba à época. Perdoem-me, mas era diferente. Tentava encontrar sinônimos para, a cada dia, contar os feitos da Brigada Militar. Era tarefa angustiante. Bem, que é prazeiroso ouvir uma texto - ou lê-lo - com o Português bem empregado, ah, isso é! Um forte abraço. Martini

    ResponderExcluir
  2. O que acabei de ler demonstra existirem na mídia erros ainda mais grosseiros que os por mim citados. Christian,dá um abraço na querida Martini. Tenho saudade do tempo em que ela visitava a Guaíba todas as semanas para apresentar o programa da BM.

    ResponderExcluir