quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Vôa o Tempo Vôa


Hoje me senti tão pequeno que talvez não conseguisse me desenhar.
Digo isso porque vi no rosto dos meus filhos um ar de preocupação que não concebo a eles porque não gosto de vê-los sofrendo.
Aqui neste blog retrato sempre as coisas do Fernando que parceiro de sempre e até mesmo por ser homem acaba seguindo meus passos e
eu me vendo muito nos passos dele.
Antes dele e bem antes veio a Vitória. 
Filha planejada, querida por todos da família.
Eu e a Lúcia nos conhecemos muito cedo na vida 15 anos ela 16 eu.
Aprendemos tudo praticamente juntos, amores, desamores, vida a dois, afetos e desafetos. 
Construímos nesta caminhada uma longa história e no meio dela surgiu a Vitória.
Vitória tem 16 anos hoje. Vejam só assim foi como conheci a Lúcia.
A diferença é que na história da Vitória ao nascer surgiu um problema e deste problema a vida nos tem trazido várias aprovações.
Tudo certo até que uma paralisia cerebral muda-se de vez a idade virtual que hoje temos.
Reconstruímos tudo a partir daquele momento baseados em uma série de constatações que ninguém da nossa família jamais teria vivido e que só competiria a nós desde então cuidar. 
Cuidar de um nenê onde as perspectivas de vida sempre eram tolhidas por uma série de probabilidades dadas por médicos céticos desacreditados das próprias capacidades. Lidar com as deficiências em grande parte determina uma credibilidade de Pai e Mãe. De acreditar do que o que podemos fazer vá além do que a ciência possa provar. Entendam que não estou aqui me lamentando para que sintam pena de mim ou de nós, mas sim porque hoje me senti realmente muito pequeno.
Desde lá então do nascimento da Vitória fomos nos desdobrando em seres muito maiores do que poderíamos ser. Tratar com a deficiência não é nada gratificante.
Fazemos muitas perguntas. Porque comigo. Porque logo com ela.
Fica difícil de entender a figura de Deus quando para nós o fardo fica mais pesado.
Ah, então aparece os que dizem que Deus não dá o fardo maior do que podemos carregar.
O problema é que nesta história muitos não contam quantos pularam fora e pulam.
E porque uma figura tão doce tem de sofrer com limitações que tem a total noção de quanto lhe faz falta.
Uma mistura de imaturidade madura. Uma sensibilidade infantil que vai crescendo em corpo de mulher. E eu ficando mais velho.
Tendo que me permitir e contar com a permissão dela de tocá-la onde muitos Pais jamais tocariam depois de determinada idade. E nem devem.
Mas para quem tem uma deficiência e não movimenta o braço do lado esquerdo do corpo e tem uma limitação motora é necessário e invasão de privacidade.
Garantir à ordem, a higiene a saúde.
Teria de escrever um livro gigante para relatar tudo que já enfrentamos nestes 16 anos.
Na verdade hoje escrevo porque os acontecimentos deste ano acabaram com um afastamento antecipado da Escola da Vitória.
Falar de Escola em que a pessoa em questão é especial se torna mil vezes mais complicado. No início tudo vai parecendo ter um sentido poético e até mesmo palpável. O problema é que enquanto vai se crescendo os caminhos vão mudando de rumo. Logo que começamos nesta batalha se falava muito na inclusão educativa. 
Taí coisinha que só tem sentido poético mesmo.
O dia a dia de um deficiente vai muito além do que uma teoria pedagógica.
Colégio normal aceitando crianças especiais, colégios especiais com diferentes problemas de deficiência. Colégio estadual ou municipal.
Colégio Particular? Enfim essa teoria toda se vai embora quando somos as marionetes deste teatro.
Já enfrentamos de tudo e pode escrever que cada Pai terá o seu próprio conceito e experiência. A vida inclusiva depende muito mais, muito mesmo, da pessoa que se para na frente para tentar entende-la. Quero dizer com isso que o que realmente importa é a capacidade do professor diferentemente do ambiente que ele trabalha. Se a dedicação e a capacidade for algo digno de quem nasceu para aquilo então estamos realmente falando de inclusão educativa. Se não é meramente uma questão de polígrafo.
Isso também daria um livro e tanto.
Mas ainda assim me senti pequeno hoje!
Vitória enfrenta um ano em que a escola não lhe proporcionou muitas expectativas a não ser o convívio nem sempre muito tranqüilo dos colegas mas ainda assim a rotina do dia a dia.
Estudar em uma escola municipal especial tem lá suas diferenças. Diferenças sociais, culturais, comportamentais e claro ignorância de muitos Pais que a sua própria capacidade intelectual não lhes ajuda a entender a vida com um pingo de psicologia.
Um desentendimento constante com uma colega portadora de vírus contagioso, com capacidade física muito maior que a da Vitória nos pregaram um susto tremendo, que não vem ao caso,  mas que  nos deixou um pouco mais apreensivos do que já somos normalmente. Somado a isso uma cirurgia de correção da postura da mão esquerda para que ela não venha a sofrer com alguma inflamação nos ossos futuramente fizeram com tivéssemos de tomar a decisão de encerrar o ano letivo dela mais cedo.
Hoje me senti realmente muito pequeno.
Com um vazinho de flores na mão para dar a professora a Vitória foi hoje à aula para se despedir dos colegas. Parada sentada na entrada da escola esperava a chegada da professora que talvez não entenda totalmente a simbologia que vai guardada ali naquele pequeno vaso de flores.
Meu coração se foi ali também.
Fique com ela ali até o momento em que a professora chegou e se despediu de mim.
Parti dali e entrei no Fuca. Entendendo como preciso de um brinquedo para me distrair. Não posso viver 100 por cento da realidade 24 horas.
Sou um falso piadista e um pessimista engraçado.
Um adulto amadurecido no tempo errado com o pensamento de criança.
Preciso de algo para me distrair.
Fiquei com o choro engasgado e com os olhos cheios de lágrima por me colocar constantemente no lugar dela e disso nada poder fazer se não estar junto. Perto e tão somente isso.
Não sei até aonde vou resistir.
Hoje me senti pequeno assim como sou.
Vitória dorme agora e pensa somente na cirurgia do braço.
E desta forma difícil que ela tem de muitas vezes expressar o seu sentimento eu consigo entender o quanto ela sofre e muitas vezes não se entende dentro do universo que lhe apresentaram.
Neste universo não tem contos de fadas.
Lidar com a deficiência é tarefa complicada. Ter noção da sua deficiência e tentar compreender o porquê não serei capaz é pior ainda.
E Deus?
É hoje me senti pequeno




27 comentários:

  1. É meu amigo, pequenos somos todos. Quanto mais tomamos consciência da vida, menores nos sentimos e por isso buscamos desesperadamente encontrar sentido nas coisas. Buscamos motivos nobres para a nossa existência. Nessas horas precisamos de nossos brinquedos, nossos amigos e família e nosso trabalho. Somos todos pequenos e finitos, razão maior de nossa angústia. Nem por isso somos insignificantes. Ao partilhar de forma tão simples e intensa sua história, você que já tinha aqui um grande amigo, tens também um admirador. Jamais por "pena" ou qualquer outro sentimento de piedade, mas pela garra, pela força e pelo exemplo e determinação em "não pular fora". Grande abraço, conte sempre comigo. Tota

    ResponderExcluir
  2. Amigo Christian , as palavras que me vem na cabeça são de que vocês são pessoas especias. Pessoas capazes de dar muito AMOR. Um grande e caloroso abraço para esta familia linda.

    ResponderExcluir
  3. Com os olhos cheios de lágrimas "penso", e apenas te abraço parceiro... e também me sinto pequeno.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Tota, obrigado Toninho.
    Forte abraço pra vocês também!

    ResponderExcluir
  5. Amigo Christian, não te sintas pequeno. Tú és um gigante!!!
    Um grande abraço a todos vcs.

    ResponderExcluir
  6. Apequenamos-nos todos diante das provações da vida. Mas o simples fato de não "pular fora" e continuar caminhando junto com a Vitória (e teria nome mais apropriado!) já é prova imensuáravel da sua grandeza como ser humano; aliás como PAI, que é muito maior que qualquer conceito de humanidade que se possa ter.

    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  7. Um pequeno grande homem é o que enxergo nas linhas que escrevestes, caro amigo MacFuca. Tua força contagia, tua familia nos ensina e acima de tudo, tua amizade nos engrandece !
    Obrigado por seres o que és, amigo e, do lado de cá, conte sempre conosco !!
    Vandeco e Jeane

    ResponderExcluir
  8. Meu querido amigo Christian, não te sintas pequeno... Tu és ENORME!!! Essa pessoa maravilhosa que temos a felicidade de estar sempre junto com a gente. Com os olhos cheios de lágrimas tenho que te dizer que estou aqui para o que tu precisar... SEMPRE!!!
    Um grande beijo a todos vcs...

    ResponderExcluir
  9. Sinta-se GIGANTE, porque assim que te vejo, sinta-se VENCEDOR, porque assim é voce,
    sinta-se AMIGO, porque voce é MEU AMIGO.
    De AMIGOS temos satisfação de te-los, de voce, tenho orgulho e admiração.A isto tudo chama-se VIDA, VIDA com muito AMOR nesta familia maravilhosa.
    Um forte abraço.
    Ricardo Aguiar.

    ResponderExcluir
  10. Força companheiro. Pensa que apesar de tudo a Vitória tem a sorte de ter um pai maravilhoso. Um grande abraço do Márcio e Tereza.

    ResponderExcluir
  11. A todos os amigos e manifestações muito obrigado pelo carinho!
    Forte abraço a todos.

    ResponderExcluir
  12. Mano Velho.

    Nunca me emocionei tanto com um post seu neste blog, estou no Cerimonial agora e o li, chorei sequei as lagrimas e resolvi postar.

    Todo este tempo que convivemos juntos, alias mais do que com nossos próprios familiares, tenho em ti um gigante, que serve de exemplo para nós teus colegas. Sei que isso as vezes´, diante desses problemas é uma m..., porque não te resolve em nada ser um gigante para nós. Mas fazer o que meu velho, a vida é essa, não me pergunta porque? não vou saber te responder, porque talves sejamos todos pequenos. Tudo na vida tem uma explicação, talvez se ela tivesse que vir em outra família que não a tua com toda tua dedicação e tua estrutura ela não seria a "VITÓRIA" que é. Ela também tem uma missão aqui, quem sabe tu faz parte da missão dela. Um Grande Abraço do Amigo. Daniel Alano

    ResponderExcluir
  13. Mais uma vez me emocionas, Passarinho. O que fazer depois do que li e de tudo que te disseram?
    Enxugar as lágrimas e repetir o que o poeta disse:
    "Tudo vale a pena quando a alma não é pequena." (Fernando Pessoa)

    ResponderExcluir
  14. Pedro Luís Vargas Viegasquarta-feira, 10 novembro, 2010

    Christian, apenas te digo, xirú: obrigado por dar-me a oportunidade de te conhecer e conviver contigo. Grande abraço, amigo. Pedro Viegas.

    ResponderExcluir
  15. Meu irmão conseguiu me emocionar agora. Ainda mais pq sei bem oq vc passa e é nessas atitudes q conhecemos o verdadeiro caráter das pessoas. E quando a gente vê pessoas especiais como a Vitória é q nos damos conta de como nós somos deficientes e saiba meu amigo q Deus só da filhos especiais para Pais especiais assim com vc e a Lucia.
    Abração...

    ResponderExcluir
  16. Christian!
    Não há como não me emocionar com tuas palavras! Que todas as crianças com necessidades especiais tivessem um pai assim: sensível, amoroso, afetivo e participativo!! Que diferença faria! Tive o prazer de conviver um pouco com vocês e perceber o quanto a Vitória é amada e cuidada. Com certeza, é isso que faz a diferença na vida dela, ajudando na superação de todas as barreiras! Teu desabafo sincero só reforça a grandiosidade da tua pessoa e dessa família especial e querida! Acreditem nisso sempre! Um grande abraço. Adriane

    ResponderExcluir
  17. Caro amigo Cris;
    Lendo seu depoimento e confesso, com os olhos cheios de lágrima e um nó na garganta afirmo com base em suas próprias palavras que você com certeza não é pequeno, você é um verdadeiro GIGANTE.
    Sua família é linda e é dela que vem a força para fazer de você um GRANDE guerreiro.
    um forte abraço;
    ZIR - KDF.

    ResponderExcluir
  18. Amigo Christian, faço minhas as palavras de muitos que aqui comentaram.

    As palavras do Tota quando fala em admiração, as palavras do Luiz Carlos quando diz que tu é Gigante, as palavras do Vandeco quando diz que sua amizade nos engrandece, as palavras do Ricardo falando sinta-se AMIGO, porque voce é MEU AMIGO, e também as palavras do Isma dizendo que Deus só da filhos especiais para Pais especiais..
    É isso aí meu AMIGO, VOCÊ é uma pessoa muito especial para ficar se sentindo pequeno..

    Você é o Grande Christian, Pai da Vitória!

    Abração

    ResponderExcluir
  19. Gostaria de deixar aqui meu agradecimento carinhoso a todas as pessoas que se manifestaram e mesmo as que sei que não escrevem mas torcem pela alegria da Vitória. Na verdade isso só reforça a experiência que tenho tido de quanto vale apena ser amigo das pessoas e quanto isso vale muito mais que qualquer outra felicidade que se ache verdadeira e importante.
    Muito obrigado de coração!
    Chritian Jung

    ResponderExcluir
  20. Queridos amigos Chistian e Lúcia, acabei de ler o post e como diz a poeta, fiquei reduzida ao essencial, só meu coração bate.Aceitar acontecimentos quando eles vão contra nossas expectativas é algo muito difícil.Voces o fazem com uma grandeza, uma luminosidade, um força interior daquelas capaz de agigantar todos aqueles que estão em volta. Eu sou um desses.Voces não tem noção do quanto me sinto valorizada por ser considerada por voces, uma amiga. Voces me fazem melhores! Meu sentimento vai sem precisar dizer. Amo voces seres abençoados e de Luz!Anamaria

    ResponderExcluir
  21. Querida Anamaria ser teu amigo também é uma grande felicidade o que nos ajuda e muito em conseguirmos resistir a todos estes tropeços que a vida nos provoca. Outros virão mas sei que terei sempre alguém para me apoiar. Como você.
    Um beijo meu e da Lúcia!
    Ah e da Vitória e do Fernando!

    ResponderExcluir
  22. Christian...querido irmão...tuas palavras me emocionaram.Vocês são pessoas iluminadas,um exemplo para muitos. Agradeço à DEUS por fazer parte desta família.Vocês passam uma força interior capaz de contagiar quem está em volta.Que bom poder conviver com vocês novamente.Contem comigo sempre.Muita LUZ e PAZ!
    ..."A adversidade desperta em nós capacidades que,em circunstâncias favoráveis,teriam ficado adormecidas."

    ResponderExcluir
  23. Querido Filho,precisei parar te ler várias vezes o que escreveste,tamanha a emoção que se apossou de mim. Nem preciso te dizer que chorei ao lembrar o drama que tu,Lúcia e Fernando,teus irmãos e,claro,eu,como avô da Vivi e teu pai,enfrentamos desde que minha neta mais velha nasceu. São vocês e só depois nós,por estarmos mais distantes,que testemunhamos o quanto de coragem é necessário para enfrentar a sina que lhes coube nesta vida. Nenhum de vocês três - Chistian,Lúcia e Fernando - pode se achar pequeno.

    ResponderExcluir
  24. Amigo - Chistian (macfusca) não diferente de todos amigos aqui presentes, com o coração apertado, vejo o quanto somos pequenos na nossa vida fisica mais aqui lendo seu relato a certeza tenho o quão grande você espiritualmente...muitos abraços, irmão amigo, companheiro e sei que o que puder contar, é so gritar, que toda a familia aqui de amigos, estara ao seu lado...
    Márcio - Poa

    ResponderExcluir
  25. Querido cunhado,
    Sem palavras. Muita emoção. Beijocas. Helena.

    ResponderExcluir
  26. Parabens pela linda lição de vida que você nos transmitiu. Não se sinta pequeno, pois suas atitudes são dignas de um grande homem. Seja sempre muito feliz.
    Um grande abraço.
    Fernando Pig
    Belo Horizonte

    ResponderExcluir
  27. Mas uma vez agradeço a todas as palavras que me foram ditas, Jacque, Milton Pai, Milton Irmão, Helena, Márcio e Fernando Pig.
    Saber da parceria de vocês só reforça os nossos laços de amizade até mesmo com aqueles que não tive o prazer de conhecer (ainda) pessoalmente.
    Forte abraço!

    ResponderExcluir