domingo, 23 de março de 2014

Recuperar um carro antigo – Uma paixão!

Por Guilherme da Luz
Assumir a responsabilidade de renovar um automóvel, parte de uma decisão cheia de coragem e projetos.
Para quem faz parte de clubes e grupos de interessados em uma determinada marca de veículo ou modelo está bem acostumado a ouvir estórias de todo esse processo de conserto, ajuste e customização de um carro.
Esse interesse geralmente é construído por motoristas que têm afeto a um automóvel em especial, um que carregue história, vivências e características de uma época, o fusca geralmente fica no topo da lista do grupo dos mais cotados e queridos.
A decisão de restaurar um carro antigo tem diversas fases e o prazer de ver o resultado é ainda maior quando compartilhado com os amigos que também têm essa mesma paixão.
É um sentimento parecido com o de quem compra um carro novo, à vista, parcelado ou através de consórcio de auto.
A alegria é bem parecida nos dois casos.Sair da loja dirigindo um 0 km é o sonho de muitos brasileiros.
Nos últimos anos, inclusive, esse desejo se tornou realidade para muitas pessoas, por causa das formas de pagamento. Com parcelas definidas no ato da compra, diferente do tempo em que as mensalidades aumentavam conforme a inflação.Se há inflação, já vem embutida no parcelamento, mas ao menos o comprador já sabe quanto vai desembolsar por mês, sem sustos.
O colecionador que adquire uma raridade tem outras preocupações inicias quanto ao veículo, diferente daquele dono de um carro zerado.
Este último geralmente escolhe primeiro as melhores formas de segurança para evitar problemas e imprevistos.
Já o colecionador que decide dar uma nova cara ao veículo antigo procura por peças, às vezes precisa encomendar, escolhe minuciosamente por onde começar a restauração e acompanha todo o processo. Algumas empresas já dedicam grande parte dos serviços para esse público que necessita de profissionais especializados em reparação de automóveis.
Para algumas pessoas é considerada uma arte, a arte de restauração. Lataria, motor, assoalho são itens que requerem o cuidado exigido na renovação, outras fazem até na garagem de casa e dedicam seu tempo nessa empreitada.
Alguns colecionadores até preferem uma tarefa mais difícil, recuperar um carro “órfão”, ou seja, modelos de fábricas que não existem mais, aí a busca por peças requer mais trabalho e o tempo de recuperação pode ser maior.Tudo o que conta é o prazer e que continua levando a legião de fãs aumentar e traz à tona essa paixão tão comum entre os admiradores.
Alguns dizem ter o “vírus da ferrugem”, quer dizer, o gosto por buscar em ferros- velhos, peças ou quem sabe algum modelo esquecido e que pode ser transformado em um carro admirado e valorizado novamente. opiniões e organizar os desfiles e exposições tão comuns entre os integrantes do grupo.
Uma paixão que não tem dia para ter fim, ao contrário, essa admiração passa até de pai para filho, e dividir os mesmos interesses também na família fica ainda mais atrativo.
Você já restaurou um carro antigo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário