E não era pra menos olhem só que clássico esse modelo.
Pena que na hora de ir embora não pegou e foi em um guincho plataforma que cá pra nós ele tem mais é que desfilar do que gastar pneu pelas ruas de Porto Alegre.
Vejam a história deste modelo:
História
O Fiat 850 Spider ficou também conhecido em sua época como Fiat 850
Spider Bertone, e foi uma das grandes parcerias que deu certo, tornando o
veículo um estrondoso sucesso, um pequeno conversível com uma grande
personalidade, que fez seu "debut" internacional em 1965 no Geneva Motor
Show (Salão de Genebra). Ele foi resultado de uma idéia de Nuccio
Bertone, que em 1964 sugeriu para a fábrica que produzisse uma versão
conversível do recém lançado modelo 850, o que foi prontamente aceito,
já que o custo de fabricação oferecido pelo criador era relativamente
baixo. Assim a FIAT passou a incumbência da fabricação do veículo para
Bertone, sendo que seu sucesso foi tão grande que obrigou a aumentar a
capacidade de produção da empresa para 120 unidades por dia (entre 1965 a
1972 foram produzidos quase 140 mil veículos). Com a fabricação do 850,
Bertone deu um grande passo em frente em termos de volumes de produção,
passando de 13 mil veículos por ano(1966) para cerca de 30 mil por ano
em 1968. O modelo não foi sucesso somente no seu país, mas em todo o
mundo, já que o volume de exportações dobrou, tendo sido sucesso também
nos Estados Unidos, o que levou a solidificar a imagem da Fiat na
América do Norte. Segundo alguns críticos o sucesso se deu em razão de
Bertone ter sido o projetista do Chevrolet Corvair em 1963, e ter
utilizado no pequeno carrinho traços do modelo americano. Em 1968 o Fiat
Spider transformou-se em Sport Spider, permanecendo com a mesma
carroceria, tendo sido feito apenas um "face-lift", ou seja, pequenas
mudanças estéticas que se conservariam até o último modelo, sendo a mais
marcante os faróis que eram dispostos de forma inclinada e com a
mudança passaram a ser dispostos em pé.
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