terça-feira, 9 de outubro de 2012

Eu amo Fusca


Por Alexsander Schuquel publicado no seu blog VW Fusca Brasil em 2 de outubro de 2012 e republicado aqui no blog do Macfuca.

Belo texto!

 O que é o amor? Segundo algumas definições do dicionário Priberam, o amor é a “disposição dos afetos para querer ou fazer o bem a algo ou alguém”, é o “entusiasmo ou grande interesse por algo”, é “grande dedicação ou cuidado”. Observando esta foto, comecei a me questionar: O que eu estava fazendo ali?
Por que eu estava todo sujo, cansado, mal vestido e carregando sucatas?
O que um jovem como eu, inteligente, instruído e bem apessoado, estava fazendo em meio ao ferro retorcido e à ferrugem?
Ao ler estas definições de amor, acabei compreendendo o motivo de estar ali. Só podia ser amor!
Mas amor não é um sentimento entre pessoas?
Pode haver amor de uma pessoa para com um objeto inanimado e sem emoções? Sim, eu acredito que sim! Algumas pessoas podem achar que é fútil da minha parte, amar um objeto.
Eu amo Fusca, e ele com certeza é um objeto inanimado, e incapaz de expressar emoções.
Mas o Fusca me faz feliz, muito feliz, e isso não é uma das finalidades do amor? Com certeza que é!
Em verdade, a felicidade é a única finalidade do amor! Acontece que eu não amo Fusca em sentido estrito, mas sim em sentido lato, em sentido amplo. O Fusca para mim é muito mais que um objeto, que tem como único fim transportar pessoas. O Fusca não é só um carro, ele é motor, é mecânica, é viagem, é paisagem, é encontro, é amizade... Ele é um estilo de vida. O Fusca é o meu "mundo"! Poucas pessoas sabem, mas sou Advogado por profissão, legalmente aprovado nos rígidos requisitos da Ordem dos Advogados do Brasil. Possuo em minhas costas 19 anos de estudos ininterruptos, e acreditem isso é muito tempo! Muitas pessoas preconceituosas veriam essa foto, e diriam: "- Olha lá, é advogado e parece um mendigo juntando lixo!" Quem me vê nessa situação, e não compreende o que estou fazendo, o que estou sentido, instantaneamente irá realizar sua crítica preconceituosa. Só que o Fusca me “ensinou” uma coisa muito importante: Ter humildade no coração!
Quando amamos algo, ou alguém, pouco nos importa o que os outros pensam. Se aquilo que amamos (seja uma coisa animada ou inanimada) nos faz feliz, e é importante em nossas vidas, jamais iremos abrir mão pela simples e imotivada opinião de terceiros!
Quando falamos em amor, pensamos na definição universal, entre o homem e mulher. Mas também existe o amor de mãe para filho, de irmão para irmão, de amigo para amigo... E todos são bem diferentes do conceito original.
Sendo assim, o amor entre uma pessoa e um objeto é possível!
Quando o amor é verdadeiro, sofremos, suamos, sangramos... Mas tudo isso vem acompanhado do mais importante: Um sorriso no rosto! =)

5 comentários:

  1. Amigão, muito obrigado pela postagem!

    Fico feliz em saber que gostaste do texto. Pode não ter ficado uma obra de arte, mas foi totalmente sincero.

    Espero que as pessoas possam se identificar, e assim se libertar das amarras da sociedade, fazendo aquilo que gostam, sem se importar de ser feliz.

    Grande abraço! =)

    ResponderExcluir
  2. O texto ficou bom sim não te faz rsrsrsrs!
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Um belo post do Alexsander.

    Acredito que se mais pessoas pensassem desta forma, teríamos uma sociedade melhor e mais humana. Vivemos em ums sociedade que nos julga pelo que temos e não por quem somos.

    Tenho o meu fusca 1980 como o carro da família e me sinto muito bem dirigindo ele por aí. Algumas vezes, quando saio do meu carro no estacionamento da universidade onde trabalho, fico olhando para ele ali, estacionado no meio de carros modernos e repletos de tecnologia. É um verdadeiro contraste! Mas eu não me importo.

    Meus colegas às vezes me perguntam porque eu não compro um carro novo. Eu respondo: "- Pra quê? O meu me leva onde eu preciso e quando eu preciso. Ele vai aos mesmos lugares onde outros carros vão e também em lugares onde os outros não vão."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também penso assim amigo!

      Mais pessoas deviam ter humildade no coração dessa forma...
      Abraços!

      Excluir
  4. ótimo texto, parabéns ..
    Humildade no coração ♥

    ResponderExcluir