quarta-feira, 19 de setembro de 2012

“Troca-Troca”

Jarbas Lopes é o artista responsável por esta obra, nascido em Nova Iguaçu, Rio de Janeiro em 1964.
Esses 3 fusquinhas foram do Rio de Janeiro a Curitiba e eram de uma cor só, um amarelo, um vermelho e um azul, porém tiveram suas portas, capô e porta-malas trocados entre si. 
“Troca-Troca” consiste em longo trajeto percorrido por Jarbas Lopes e 7 amigos que foram de carro do Rio de Janeiro a Curitiba. A viagem aconteceu nestes três fuscas, que andavam sempre próximos uns aos outros e estavam conectados por uma rede de som comum. 
 Originalmente os automóveis eram amarelo, vermelho e azul, mas tiveram suas portas, capô e porta-malas trocados entre si o que acabou resultando neste colorido que se vê nas fotos. 
 Ao longo do percurso, o artista foi colando nos carros adesivos em que se liam palíndromos. 
Um palíndromo é uma palavra ou um número que se lê da mesma maneira nos dois sentidos, normalmente, da esquerda para a direita e ao contrário. como “lateral é tela retal” e “aja na naja”.

 Durante o percurso os amigos aproveitaram as paradas e aproveitavam para bater um papo com os moradores e assim ficaram sabendo mais sobre a vida naquelas cidades. Os carros fizeram parte da exposição que inaugurou o Museu de Arte Contemporânea de Curitiba.
Esta obra pode ser apreciada em uma visita ao Instituto Inhotim .
O Instituto Inhotim consiste em uma área particular de 100 hectares fica no meio de um território devastado pela mineração no município de Brumadinho, a 60 quilômetros de Belo Horizonte.
O instituto integra um jardim botânico e grandes instalações de arte contemporânea nacional e internacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário