domingo, 23 de setembro de 2012

"Fusca" en Uruguay - Porto Alegre à Colonia del Sacramento


Este post é o relato a viajem do meu amigo e colega de clube Zucco e sua paixão Carol Becker
Textos enviados  por ele diretamente para o blog do Macfuca.
Vamos acompanhar esta viajem!




Amigos! Enfim Carol e eu estamos realizando a viagem que comecei a planejar lá no comecinho desse ano, antes mesmo da reforma geral que fiz no meu VW 1300 Ocre-Marajó (1974): ir à Colonia de Sacramento nos hermanitos uruguaios. Pois bem, depois de tantos planos e uma boa revisão na mecânica do carro, aqui estou eu, escrevendo-vos direto de nosso pouso em Colonia.

Imagine-se dirigindo um fusca por 2 dias, 12 horas em cada um deles. Imaginou? Pois bem, agora imagine as suas costas após isso (e não vale usar banco com escora para a cabeça! Um travesseirinho eu até aceito hehe)... Em função do motorzinho 1300, que por prudência não ultrapasso os 80/90 km/h, dividimos o trajeto de 1100 km (Poa-Colonia) em 2 dias - dormimos ontem em Punta del Diablo, 50km de distância do Chuí.

E por falar no Chuí, tchê, COMO DEMORA CHEGAR NAQUELA FRONTEIRA!
Para quem não conhece a estrada que liga Rio Grande ao Chuí, basta olhar no google maps: são seções de retas gigantescas (dá o total de 250 km, mais ou menos), com apenas 1 posto de abastecimento no meio (existe inclusive o aviso quando você entra na estrada: "Próximo abastecimento em 100 km").

Sobre as estradas: o pior trecho é justamente o mais próximo da gente, entre POA e Pelotas. A BR-116 é longe de ser uma estrada segura sem a duplicação, e junto disso temos os pedágios mais caros. O "retão" que liga Rio Grande ao Chuí, embora seja uma estrada cansativa pacas, tem boas condições. Agora, depois que você cruza a fronteira e entra nos pagos uruguaios, é só alegria. As estradas são ótimas, muito bem sinalizadas, todas pavimentadas quase que inteiras em concreto. De Punta del Este até Colonia, seguindo pela costa (Ruta Interbalnearia), a estrada é quase toda duplicada (com exceção dos 30 km finais na chegada em Colonia), uma beleza!

Mas nem tudo são flores... a gasolina dos vizinhos está a bagatela de $37 pesos o litro no tipo "Super 95" (pretendo escrever mais sobre a gasolina, depois de eu tirar a média do consumo com ela), ou seja, a "bagatela" de R$ 3,70 por litro! Uma facada no meio do bucho...


Enfim, a viagem de Fusca para cá se mostrou nenhum bicho de 7 cabeças. Por onde passamos, somos bem recebidos e perguntados sobre o carro, que é muito simpático das pessoas por aqui (inclusive tirei uma fotinho ao lado de um num estacionamento em Montevideo). Também vai uma foto dele em Punta del Diablo. Ainda não consegui clicar em Colonia, pois chegamos aqui hoje de noite. Não prometo mais muitas atualizações com tanto conteúdo quanto essa, mas pretendo mandar novidades aos amigos.

"Abrazos"!!!

Um comentário:

  1. Mas que show essa viajem do nosso amigo Zucco! Além do fato de ser uma comemoração dos 5 anos do casal, fazer todo esse percurso, muito bem detalhado no texto, com um Fusquinha, deve ser inigualável.

    Tenho certeza que foi cansativo, mas recompensador. É como uma viajem no tempo!

    Desejo ao belo casal um bom restante de viajem, e aguardamos novas notícias.

    Grande abraço aos "aventureiros"!

    ResponderExcluir