terça-feira, 29 de abril de 2014

Porque gostamos tanto do Fusca?

Por Gabriel Vieri Santos

Um dos carros usados que mais faz sucesso de vendas é o Fusca (pode-se constatar isso nos cadernos de classificados, pela quantidade de Fuscas em venda e de pessoas a procura) e sabe por quê?
Porque ele é muito amado em todo Brasil, é um ícone que acompanha os brasileiros durante diversas gerações e ainda está forte nas ruas para demonstrar o seu poder e o carisma que exerce sobre a população brasileira.

Amado pelo povo brasileiro

O Fusca não tem tecnologia de ponta, não tem direção hidráulica, freios ABS, air-bag ou ar-condicionado, mas como dissemos anteriormente, tem um lugar privilegiado no coração do povo, e falando em povo, você sabia que o nome da marca Volkswagen significa traduzido do alemão “carro do povo”?
E constata-se que o objetivo da marca foi alcançado com excelência.
Historicamente falando, esse carro foi introduzido na Alemanha em 1930, existia inclusive uma promoção na qual as pessoas compravam um álbum e deveriam colocar selos, e quando o álbum estivesse completo, eles poderiam trocar por um Volkswagen, porém naquele período nenhuma pessoa ganhou esse excelente prêmio porque estourou a Segunda Guerra Mundial no ano de 1939 e consequentemente a produção foi transferida para o campo de batalha. No Brasil o veículo desembarcou pela primeira vez no Porto de Santos em setembro de 1950, a partir do ano de 1959 começa-se a produção do Fusca no Brasil, no ano de 1967 registra-se a marca de quinhentos mil veículos fabricados. Já em 1972 apresentam o balanço de um milhão de carros e em 1976 essa marca chega à dois milhões. No dia 31 de outubro de 1986 alcança-se o número de 3.321.250 fuscas produzidos desde 1959 e encerra-se o ciclo de produção deste veículo no Brasil.
Em 1993 Itamar Franco propõe a retomada da fabricação do Fusca, fabricando assim 47.700 até o ano de 1996.
Ou seja, em números o Brasil fabricou 3.367.390 unidades de Fusca, que continua fazendo sucesso pelas estradas de todo o Brasil.

Licença das fotos: Fuca by Filipe Soares Dilly (CC BY-SA 2.0)
Sessão Fusca Conversível by Luciano Meirelles (CC BY-SA 2.0)

Um comentário:

  1. Em 1972 o Fusca alcançou 1 milhão aqui no Brasil???

    Pergunto porque, inclusive na Fusca & Cia dizem que o Fusca do milhão foi um verde folha 1970 1ª série que foi dado a um médico recém formado na época e que inclusive tem o Fusca até hoje e eu tenho a foto desse Fusca nos meus arquivos.

    ResponderExcluir