segunda-feira, 28 de abril de 2014

Brucutu 0Km

Por Reynaldo Rodrigues

Em 2007 lendo uma revista automotiva, vi uma interessante matéria sobre o esguicho de água do para-brisa do fusca, “o brucutu”, resolvi tentar encontrar um pra meu fusca, na época um 1965 verde amazonas. Confesso que desanimei, porque estive em diversos encontros de carros antigos, dentro e fora de São Paulo, minha cidade, também estive em mercados de pulgas, lojas especializadas etc, todos com quem eu conversava diziam: “Amigão. brucutu é mosca branca de olhos azuis”.
Então resolvi fazer uma busca na internet, e quando eu estava já desanimando de procurar, apareceu um anúncio que me deixou até desconfiado de sua procedência: “Peça em ótimo estado, completa, nova e na caixa”.
Pra mim mais parecia com aqueles anúncios de cura miraculosa, fique rico trabalhando em casa etc (risos). Quando questionei o vendedor, que era da cidade de Curitiba, ele informou que uma pequena loja auto-peças que ele visitou em sua cidade, havia liquidado há alguns anos o estoque da concessionária Copava, também desta mesma cidade, e o forte deles eram peças de carros mais modernos.
No meio das peças ali estava uma pequena caixa amassada e gasta pelo tempo e, ao abrir lá estava ele, o famoso BRUCUTU. Por não servir no seu atual fusca, um Volkswagen Sedã 1962, resolveu vender, e o felizardo pelo arremate foi eu em 13/09/2012, exatamente 05 anos de árdua procura.
Eu gostei tanto desta pequena peça, e de sua curiosa história, de quando foi apelidado justamente por causa de um personagem das histórias em quadrinhos, o Brucutu, um bruto homem das cavernas, e da famosa música “Brucutu”, cantada na mesma época (Jovem Guarda – 1965 a 1969), que virou moda e, a partir daí começou a dor de cabeça dos proprietários de fusca, mais isto é outra história, que vocês poderão acompanhar na seguinte matéria: http://macfuca.blogspot.com.br/2014/01/brucutu-e-jovem-guarda.html.
Minha pequena coleção de Brucutus: 
Para os apaixonados pelo besouro também poderão acompanhar minha outra coleção nos links abaixo: http://macfuca.blogspot.com.br/2013/03/brucutu-da-moda-ao-acessorio.html; http://macfuca.blogspot.com.br/2013/03/loja-caos-e-o-emblema-da-kombi.html; http://macfuca.blogspot.com.br/2013/04/brucutu-novas-aquisicoes.html; http://macfuca.blogspot.com.br/2013/07/brucutu-e-otras-cositas-mas.html; http://macfuca.blogspot.com.br/2013/08/da-colecao-do-reynaldo.html; http://macfuca.blogspot.com.br/2013/12/novas-pecas-do-reynaldo.html; http://macfuca.blogspot.com.br/2014/01/brucutu-e-jovem-guarda.html

7 comentários:

  1. Chistian, muito obrigado por publicar esta matéria, eu queria dividir esta história com nossos amigos fusqueiros neste blog, como eu informei anteriormente considero minha casa. Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  2. Christian, obrigado por publicar esta matéria, como eu disse anteriormente, considero este blog minha casa e, eu queria dividir com nossos amigos fusqueiros esta história. Um forte abraço a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagina sabe que é um prazer publicar as matérias do amigo. Sempre que der estarei a disposição . Abração

      Excluir
  3. Inclusive dizem que, na época da Jovem Guarda, as moças furtavam esses "brucutus" dos Fuscas para fazer anéis e colares.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pardo, você é do FFB não é mesmo? Neste mês na Revista Fusca & Cia (130) saiu uma matéria sobre o assunto.

      Excluir
  4. Caro Christian Jung, meu e-mail mudou, o atual é brucutu1.965@gmail.com

    ResponderExcluir