terça-feira, 1 de abril de 2014

Hay que endurecerce pero sin perder la ternura jamás!

O entardecer do dia 31 de março de 1964 não anunciava o que se seguiria.
Apenas alguns perceberam que o sol não apareceria no dia seguinte.
As trevas da noite que se abateu sobre o Brasil somente iriam se dissipar mais de vinte anos depois.
Há exatos cinquenta anos, no dia 1º de abril de 1964, os militares, com apoio irrestrito dos EUA, perpetraram um Golpe de Estado, mais tarde desmascarado como Civil-Militar, com apoio de amplos setores empresariais e da imprensa, e destituíram o governo democraticamente eleito de João Goulart.
O que se seguiu foi a restrição total das liberdades democráticas, com perseguição, morte, tortura, desaparecimentos e exílio de quem se opunha ao governo ditatorial.
Um dos mais aguerridos e lúcidos opositores ao regime militar instaurado foi o jornalista e professor Flávio Tavares, mais tarde exilado no México, quando libertado da prisão a que foi submetido, no episódio do seqüestro do embaixador americano Charles Elbrick.
Estivemos no lançamento de sua mais recente obra sobre este período da história recente do país, que ocorreu no último dia 27, na Livraria Saraiva, em Porto Alegre. Trata-se do livro “1964, O Golpe”, onde o autor desnuda o apoio logístico, de inteligência e financeiro norte-americano ao golpe militar. A lucidez política e o profundo conhecimento do temao pelo Professor Flávio fazem da obra um texto imprescindível para quem se interessa pelo Brasil, seu passado e seu futuro.
Para não dizer que não falei de flores, informo que o querido Flávio acaba de adquirir um Fusca Itamar, “quase novo”, segundo ele, e promete repetir a visita que já fez ao Porto Alegre Fusca Clube, quando recebeu de presente uma camiseta do clube – aliás, na noite do autógrafo foi por nós presenteado com o livro “A Verdadeira História do Fusca”, de Paul Shilperoord.
Será muito benvindo, amigo!
Conte-nos sobre sua nova aquisição e sobre o muito que sabe de nosso país.








Prestigiando o Professor Flávio o meu amigo Pedro Viegas que escreveu esse belo post.
Valeu Pedro e vamos aguardar o professor e suas histórias. Será um prazer.

2 comentários:

  1. O Porto Alegre Fusca Clube não poderia ter um representante melhor no lançamento desse livro. O Pedro é uma figura especial, daquelas que pratica o bem no anonimato, só os amigos mais chegados é que sabem o tamanho do coração dele. Pessoa de gênio inquieto, inconformado com a situação dos pobres deste pais, prefere agir a falar. Grande abraço Pedro, sou teu fã !!!

    ResponderExcluir
  2. Bela obra, grande professor Flávio, e também o ilustríssimo Pedro no qual sempre está em busca de melhoras com suas belas atitudes.

    ResponderExcluir