quarta-feira, 31 de julho de 2013

Quando o Prato cai no chão!


Hoje cheguei em casa antes da minha filha Vitória.
Desceu do carro e veio direto com o seu jeito característico de caminhar e me disse sem falar outra coisa: Pai, hoje deixei o prato cair no chão.

Pra quem ainda não conhece a Vitória ela é hoje uma menina de 19 anos que no segundo dia de vida começou com crises convulsivas e por um infecção acabou sendo vítima de uma paralisia cerebral. A história é longa.
Daquele dia pra frente nada que me viesse com sabor de tranqüilidade poderia ser totalmente aproveitado na plenitude. Como até hoje.
É como ser apresentado ao desconhecido e ter de aprender a lidar com ele sem ao menos um manual.

Eu e minha sempre companheira Lúcia éramos dois perdidos em um lugar onde mesmo os mais chegados não lhe sabem dar uma explicação se não o apoio para sustentar o insustentável.

Do nascimento dela pra cá nada mais foi fácil.
Deste problema todo e dos anos que se passaram e entre alguns médicos céticos que não acreditavam em parte da recuperação da Vitória pela estimulação precoce, muitas foram às idas e vindas e pra ela com o seu jeito cativante sobrou uma paralisia no lado esquerdo do corpo e um déficit de aprendizado que não lhe da condição de se alfabetizar.

Entrar na sua vida e tentar desvendar o que se passa por dentro de uma cabeça para entendê-la e não permitir que sofra por aquilo que eu não conseguirei solucionar como Pai, é uma das coisas mais desesperantes possíveis. Afinal como Pai proteger é instintivo e não queremos o sofrimento dos filhos mesmo que seja necessário para o ser humano amadurecer.

Lidar com a maior idade dela tem sido um caso novo em nossas vidas, mesmo porque quando ela envelhece, nós envelhecemos mais ainda.
No colégio na infância as coisas são menos evidentes, porém na maior idade se lida com o definitivo. É do que temos para o que poderemos oferecer.

Ela vê o irmão falar sobre as evoluções no colégio, os temas a vida que progride dentro do sistema da normalidade de alguém que cresce se preparando para um dia ter total independência.
Ela tenta se enquadrar no sistema, fala como se esse universo também lhe pertencesse, e pertence, porém com uma limitação que não lhe permite algum dia ser totalmente independente.
Liberdade de cuidar de sua higiene, do seu ir e vir, de seu próprio futuro.

E agora chego aonde queria chegar quando comecei a escrever.
O que fazer pra não deixar o prato cair?
Em algum momento ele irá cair é lógico em todas as nossas vidas. E como lidamos com o constrangimento?
Desviramos o prato e seguimos em frente afinal não somos limitados pra isso.

Porém quando a Vitória deixa o prato cair no chão, à vida lhe joga na cara aquilo que ela tenta contornar sem nunca ter escolhido vivenciar.
Ainda que as condições cognitivas não lhe permitam a alfabetização, o funcionamento do cérebro não lhe tirou a percepção dos outros.
Não lhe restringiu saber da sua própria limitação.
Sim, cair o prato pra ela é muito mais que uma simples distração é saber que da vida todos os dias terá de enfrentar o que para outros é um simples acaso ou um fato engraçado.

E mesmo eu sabendo o quanto isso doe pra ela perguntei: e aí filha o que você fez?
Queria limpar Pai não deu. Peguei outro!
Enfim a vida segue.

São coisas da vida. É a nossa vida!

13 comentários:

  1. Parabéns pelo texto Mac, arrepiou aqui, me faz lembrar quantas "tempestades em copo d'água" a gente faz por coisas banais, por quantas mágoas as vezes guardamos por coisas fúteis, vivendo e aprendendo...

    ResponderExcluir
  2. Como sempre, emocionando. O Jeff disse bem: arrepiou.

    ResponderExcluir
  3. A gente se emociona lendo e não encontra palavras diante do amor e da imensa força de vcs dois e dessa família que vcs quatro formam. E claro, faz a gente pensar sobre o que realmente tem valor nesta vida. Um abraço.
    Cláudia Lemos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Claudia não é sempre pelo sofrimento que devemos refletir sobre o que temos nas mãos todos os dias ,porém falhos como somos temos de nos deparar com um limite pra entender como podemos ser e somos felizes só que a correria nãi nos faz parar pra pensar. Obrigado pelas palavras. Um abraço.

      Excluir
  4. Christian, sou teu fã cara...acho que nunca te disse isso, mas me identifico muito com muitas das coisas que tu escreve/fala/faz. Continua cuidando da tua família tão bem quanto tu cuida do teu fuquinha...tenho certeza que tu vai sempre ter o que precisamos pra ser feliz: família e amigos, ou em outras palavras, amor. Mas talvez isso tu já esteja careca (desculpa, não resisti) de saber, hehe

    Enfim, força na peruca e a vida segue, né? Um abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado meu velho, sei que de ti eu já tenho parte do que preciso pra ser forte que é a amizade. De resto digo sempre que sou o reflexo dos que me cercam todos são especiais e só assim consigo me esconder nessa casca sem cabelos srsrs. Te agradeço pelo carinho, abração!

      Excluir
  5. Boa colocacao do Jeff, a gente seguidamente vivencias episodios nas quais as pessoas reclamam da vida .

    Abraco Cristiam

    Marcos bezizicini

    ResponderExcluir
  6. Grande lutas, grandes vitórias... e vc tem o que precisa pra vencer paz espiritual e amor, pois o amor tudo pode e tudo vence,rogo a Deus que abençoe ainda mais vc e sua família,incluindo o Macfuca, pois também considero o meu fuke da familia. Tamo junto, abraço. Silvio (Belém/PA)

    ResponderExcluir
  7. Christian, terminei de ler chorando... Sempre foi lindo ver tua família, a força, o amor e a união e a Vi não poderia ter nascido em ninho melhor! Amo vocês, saudades!

    Márcia de Borba Alves

    ResponderExcluir
  8. AMIGO CHRISTIAN!
    ESCREVO EM MAÚISCULA COMO SÃO TUAS ATITUDES COMO PAI, HOMEM E AMIGO; MAIS DO QUE ISTO:
    A CADA DIA, NÓS QUE TEMOS A HONRA DE TER-TE COMO AMIGO SABEMOS DA TUA ROTINA, E MUITAS VEZES ATÉ TE FALEI "TU ÉS UM EXEMPLO A SEGUIR". QUANTO AO PRATO A FELIZ INOCIÊNCIA AGRADECE! TENHO A CONVICÇÃO QUE NÓS SEMPRE LEMBRAREMOS DE TI, NÃO SÓ PELA TUA CRIATIVIDA, TUA ESCRITA, MAS PRINCIPALMENTE POR ESTA GRANDE ALMA. MILTON FURTADO.

    ResponderExcluir
  9. Valeu meu irmão obrigado pelo carinho. Abração

    ResponderExcluir