Depois de instalada não se tem vontade mais de voltar ao modelo original.
A instalação do Câmbio Jet pode ser vista nesse link no blog Câmbio Jet.
Na verdade a alavanca EMPI faz o que esse Câmbio Jet também faz.
Ele encurta o movimento das marchas porque aumenta a pressão na mola., a diferença da alavanca é que ela é muito mais precisa e deixa o câmbio com a troca das marchas muito mais rápida.
A instalação nem se fala é mil vezes mais simples do que o câmbio jet, até porque para colocar a Alavanca EMPI basta tirar a alavanca original, retirar a chapa guia que é um saco de ajustar, colocar a chapa que vem com a alavanca EMPI e simplesmente aparafusar a nova alavanca.
Abaixo a chapa que acompanha a alavanca EMPI.
O sistema de gatilho é para o engate da ré, ao contrário do modelo original que é apertado para baixo e deslocado para trás no lado esquerdo.
Puxando o gatilho, basta deslocar e puxar pra traz.
No meu caso utilizo o console e com isso tirei a capa plástica da alavanca, conforme me disse o
Neviton da FuscasBR.
Dei tanta sorte que a borracha que vem junto que serve para evitar a entrada de pó no sistema encaixou perfeitamente no furo do console.
Minha dúvida após instalar foi que a alavanca após instalada fica forçando pra
direita ( lado do passageiro ) o que faz com que se for empurrada pra frente entre a terceira marcha.
Para engatar a primeira é preciso puxar ela pra esquerda e colocar pra frente.
Tirando a dúvida com o meu amigo Luciano Brum ele explicou, para o aprendiz de mecânico aqui, que por esta Alavanca ser utilizada para corridas, ela justamente puxa para a direita para facilitar a passagem da segunda para a terceira e por sua vez para a quarta marcha.
Ela não fica solta como a alavanca original.
Não é que seja desconfortável mas não tem a mesmo tipo de encaixe que o sistema original.
Foi desenvolvida com esse propósito para facilitar a vida de quem enfia o pé no acelerador e quer aproveitar uma boa passagem de marchas.
O sistema abaixo mostra bem como é o sistema é como se faz a instalação.
Como disse é uma barbada.
Observar que ao retirar a alavanca para fazer a troca é bom que se coloque uma boa dose de graxa no encaixe do varão para facilitar o funcionamento do sistema.
Cara muito legal, quanto custa este equipamento e aonde eu posso comprar
ResponderExcluirMeu amigo essa alavanca você pode encontrar na http://www.fuscasbr.com.br/ fala com o meu amigo Neviton e diz que tu viu aqui no blog do Macfuca e quer negociar.
ExcluirForte abraço.
Macfuca
Cada dia melhor esse Macfuca, garoto propaganda Fuscasbr.
ResponderExcluirAbraço
Juliana
Os amigos merecem pelo trabalho que fazem, ainda vamos ouvir falar muito de FuscasBR.
ExcluirAbraço e obrigado.
Macfuca
essa alavanca é a curta 12" ou a normal, de 13"?
ResponderExcluirSabe que tu me pegou agora não lembro só sei que ela era igual a original que tinha. Digo em tamanho mas prometo que vejo e te respondo . Abraço
ExcluirConferi hoje é de 12".
ExcluirAbraço
Amigo, porque é necessário retirar a coifa do console? Obrigado.
ResponderExcluirPorque com ela o console não entra. Ou coloca o console ou usa a coifa. Ela é alta e de plástico sé a da mesma coisa que estamos falando.
ResponderExcluirAbraço
Macfuca
Olá amigo tudo bem?
ResponderExcluirPrimeiro parabéns pelo seu blog, gostei muito!
Cara eu vim com uma duvida e não sei se vc pode me ajudar...
O seu console vc comprou ou fez como, eu gostei muito e gostaria se possível de informações e fotos.
Desde já grato
Abraço
Tudo bom meu amigo. Olha meu sonho era um console da EMPI na falta dele resolvi comprar esse que é bem barato aqui mesmo nas nossas lojas de acessórios e fiz algumas adaptações que vc poder[a ver na postagem que fiz sobre ele. Um abraço e obrigado pelas palavras. Abração http://macfuca.blogspot.com.br/2011/03/console-do-fusca-macfuca.html
Excluircara comprei esta alavanca EMPI realmente é muito boa e precisa nas trocas de marcha, mais tive um problema na montagem, a minha só funcionou montando sem a chapa que acompanha a alavanca, quando montei com a chapinha não entrava a 1º e 2º marcha, você porque? valeu.. abraço
ResponderExcluirBah essa é nova pra mim, nunca tinham me relatado isso. Se bem que se tá bom sem então toca ficha. Se souber de alguma coisa te aviso. Abração
ExcluirComigo aconteceu o mesmo, fiquei sem conseguir engatar a 3 e 4 marchas, qual a solução? tirar a chapa tambem?
ExcluirOlha realmente eu não sei, mas se com o Elias Valerio que escreveu logo acima deu certo, não custa arriscar. Tem que ver as condições da lubrificação e também da bucha do varão se não está com folga. Tem um vídeo do Tonella no youtube que mostra a instalação da alavanca e também a troca da bucha do varão!. Abraço
ExcluirEu tô sem a chapinha e minha alavanca tá totalmente zoada. Tem hora que somem a terceira e quarta e a ré passa a entrar sem acionar o gatilho...
ExcluirE ai Aldo tranquilo, já experimentou retirar o varão que faz a conexão da alavanca a caixa, nele tem uma bucha, além do acoplamento do varão a caixa, no meu caso, eu retirei pois já não tinha a bucha, agora o acoplamento mantive o mesmo original, e chato de colocar, olha no you tube que tem uns camaradas sangue bom que ensina o processo. Boa sorte.
ExcluirFala amigo blza, comprei uma alavanca EMPI (longa) e vou instalar no meu Gurgel X12, graças a seu blogger mais as dicas do Tonella, ai ficou fácil... abraços
ResponderExcluirFico feliz de poder colaborar, boa sorte e depois manda imagens que eu publico aqui no blog. Abração
ExcluirMacfuca
Pra eu conseguir engatar a ré só sem a chapa também.
ExcluirNão tem nada a ver uma coisa com a outra. Pra instalar a alavanca tem que colocar a chapa que vem junto. Para engatar a ré tem que puxar o gatilho que aparece abaixo da manopla. Abraço
ExcluirSabe me dizer se a instalação e do mesmo modo para todos os modelos de fusca...tenho um 71 e gostaria se saber..
ResponderExcluirSIM É IGUAL TENHO NO 72 E NO 71
ResponderExcluirValeu Graf Silk pela colaboração. Abraço
ExcluirChristian, com essa alavanca da EMPI, acaba aquele problema da alavanca original de ficar "boba", ou seja, com folga conforme ela vai desgastando???
ResponderExcluirSim totalmente. A alavanca ao contrário fica bem firme porque tem uma mola que faz mais pressão nela.
ExcluirVc saberia me dizer se fica melhor e prático essa alavanca com o gatilho ou o botão lateral?
ResponderExcluirEla fica mais firme porque esse modelo foi desenvolvido para carros de corrida. O engate é curto e rápido. Eu instalei e não me arrependo. Muito bom.
Excluirboa noite! também tive problemas com a alavanca empi na 3ª e na 4ª, retirei a chapa mais não tive resultado. já verifiquei a bucha esta tudo ok o que devo fazer?
ResponderExcluirVai engatando as marchas e apertando a chapa aos poucos. Se não funcionar é melhor levar em um mecânico para verificar o que mais pode estar dando problema. Abraço
ExcluirOlá, como consigo um console igual ao das Fotos?
ResponderExcluirBoa noite. Esse console é o mais simples e um dos poucos que se encontra. Segue um link onde tem http://www.vwantigo.net/shop/product_info.php?products_id=759
ExcluirAbraço
Macfuca
Não consegui ajustar a alavanca não sei se coloquei errado pois entra só segunda e quarta tem hora q só a te e quarta não sei se o problema é a escalação ou algum problema no carro m ajudem quem souber o problema
ResponderExcluirVocê colocou a chapa guia que veio com a palanca?
ExcluirOlá pessoal. Qual a mais prática, com bola ou com botão, abraços
ResponderExcluirNão entendi bem a qual modelos te refere. O que seria modelo com bola ou com botão?
ExcluirEu instalei uma empi na minha kombi clipper ficou show, mas a ré se der uma forçada entra sem puxar o gatinho tente regular mas daí as outras marchas ficam ruim .
ResponderExcluirBoa noite, tenho alavanca empi instalada no meu itamar a uns 3 anos, mas a 3 marcha está ficando muito difícil de engatar, só a 3
ResponderExcluirFoi você quem instalou? Seria interessante dar uma revisada em todo o teu sistema. Retirar a alavanca, dar uma olhada na bucha do varão que fica logo abaixo da alavanca e dar uma olhada no trambulador que fica lá embaixo do banco do passageiro onde tem o buraco que se vê dentro do túnel. Verificar se não estão com desgaste. Ou então só soltar a palanca e ir tentando colocar as marchas com calma para acertar a melhor posição. Aí reapertar. Podes também irar a palanca e passar graxa no locar onde ela movimenta o varão. Ali é bom sempre estar bem lubrificado. Abraço
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