sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Volta às aulas!

Deixei meu filho na escola no primeiro dia de volta às aulas. Começo do 4º ano que agora não é mais 4ª série. Nunca entendo estas mudanças só sei que no final do ano se as notas não forem as melhores tem de se repetir. Pior agora sou eu quem paga a mensalidade diferente do meu tempo de estudante.

Destes prejuízos estudantis fiz dobradinha na 8ª série.
Imagino a alegria do meu pai ao saber que sua fatura não se encerraria no tempo normal. Isso porque não era só eu a estudar no colégio particular. Tinham os irmãos também.
Mas na verdade o que me trouxe até o editor de texto foi à cara do meu filho ao ver que parceiros de papos, games e distrações estavam na turma ao lado.
Ainda com ele alguns do ano passado, mas não aqueles que talvez fossem de sua preferência.
Fazer o que numa hora destas.
No meu tempo também não era diferente e eu por ser daqueles que colaborava mais nas piadas do que no tema de casa acabava por ser separado pra ver se daria uma trégua para o próximo professor.
A questão é que quando tudo recomeça os elos novamente são feitos e aí dividimos muito bem os que fazem e os que não fazem rir.
Agora é torcer pela boa integração da turma e que os resultados no boletim não sejam daqueles de ter de dar o sangue para serem os melhores.

Como médio aluno que fui não me sinto muito no direito de exigir de mais, sei o quanto é desgastante se matar estudando aquilo que não entra na cabeça. Um assunto que naquele momento não te traz nenhum prazer.

Ter nove anos e ficar imaginando que das aulas de filosofia vou tirar algo que me faça melhorar minha atuação no Atlantis Quest ou entender os poderes do Naruto. Tudo ao seu tempo.

Claro que hoje penso totalmente diferente. Na minha memória ficam guardadas as coisas que agora são engraçadas de se imaginar mas no tempo dos estudos pareciam ser o fim do mundo.
Quando tinha a idade do Fernando meu Pai viajava bastante pra narrar os jogos de futebol e com estes algumas Copas do Mundo. Das viagens os presentes diferentes que não existiam no Brasil.
Época que brinquedo importado era artigo de luxo.
Eu por ser o caçula lembro de ganhar um bom número de brinques.
Destes brinquedos um que veio da Copa da Alemanha. Hoje com certeza uma barbada de ter por aqui, mas na época ganhei uma latinha como se fosse uma lata de leite condensado que dentro tinha uma sanfona que quando virada de cabeça para baixo fazia o mugido da vaca.

Que dúvida. Levar ou não para a sala de aula?

Evidente que o diabinho escolar que habitava dentro de mim (será que ainda habita?) me fez colocar a bendita vaquinha dentro da mochila.

Bom, da latinha que continha o mugido da vaca para a diretoria não demorou muito tempo. Até porque entre explicar as idéias de Platão e soar no fundo da aula o mugido da vaca o professor não teve outra resposta mais rápida que o caminho da direção da escola. Pra que a coisa não chegasse a última estância (minha mãe), o recurso era chamar o irmão mais velho para que ao final da aula fizesse o resgate da vaca na sala dos professores. E assim a latinha da vaca percorreu por alguns anos as salas de aula do colégio Rosário. Passava um tempo e pronto algum professor era brindado com o muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu!

Confesso foi divertido. E porque lembro mais disso do que do Teorema de Pitágoras?

Cá pra nós a vaca da latinha ainda me faz rir, o que me atenua a dor liberando a endorfina, hormônio produzido no cérebro que produz sensação de bem-estar, alivia a tensão, diminui a pressão arterial, da mais oxigênio, fortalece o sistema imune e ajuda na memorização.

Enquanto isso saber que "A soma do quadrado dos catetos de um triângulo rectângulo è igual ao quadrado da sua hipotenusa" não me ajuda em mais nada!

Com isso meu querido filho e amigo Fernando espero que tenhas um bom 4º ano de colégio e que entre teoremas e amizades saibas reconhecer os verdadeiros valores da vida porque esses um pouco terás na sala de aula mas os outros só vivendo dia após dia!

Um comentário:

  1. Que boas lembranças trouxeste de volta no teu texto. Gostei de todas elas,mesmo as dos incidentes que teu comportamento provocava nas aulas. Não deves espalhar isso,mas eu não conseguia dar atenção aos professores de matemática,física e química,tal qual acontecia contigo. Espero que Fernando,Greg e Lorenzo não nos imitem.

    ResponderExcluir