terça-feira, 13 de outubro de 2009

Troca de Retentores da Roda

Serviço pronto hora de repor o óleo!

Trocando os retentores!

Cubo e roda com vazamento de óleo!

Sinal de retentores precisando ser trocados. Entre umas das tantas passadas de paninhos no Fuca, percebi que na roda traseira esquerda escorria óleo que vinha de dentro da roda, logo deduzi que alguma coisa não estava bem. Primeiramente pensei no líquido de freio, mas achei que o que escorria era denso de mais para ser o líquido. Verifiquei o reservatório e vi que estava completo sinal de que com os freios estava tudo bem. Perguntando ao já mencionado em um post completo, Seu Léo, ele me alertou que provavelmente era o óleo do diferencial que sai pelo cubo quando os retentores estão desgastados. Dito e feito retirada à roda do lugar era visível à quantidade de óleo no cubo. Metido que sou antes de começar o serviço resolvi colocar o macaco, retirar a roda e preparar o campinho para facilitar o trabalho.
Dois erros de amador:
O primeiro é que antes de se levantar o carro é preciso soltar a porca que segura o cubo no eixo que em geral esta sempre muito apertada devido à segurança que precisa ter, menos mal que no meu caso não estava muito e deu pra soltar.
Segundo erro é que quando se troca os retentores é preciso se levantar bem o carro e principalmente a ponta de eixo para que o óleo escorra para a roda contrária que vai se trabalhar, deixando que escorra menos óleo possível pelo cubo.
Bom como eu já tinha me metido o Seu Léo deixou assim mesmo e fez o serviço, porém como a quantidade de óleo que escorreu foi além da conta tive de passar no posto de gasolina para repor o óleo. Nada de mais, coisa de marinheiro de primera viaje. Lições aprendidas acompanhem as fotos.

3 comentários:

  1. ola mac estou com o msm problema, me diga qual o tamanho da chave para soltar esta porca. abraços
    me responda pelo meu e-mai : osmarsjc@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Vou verificar e te aviso porque no me caso como podes ver não fui eu quem fiz e sim o mecânico. Já te digo que não é uma coisa muito simples as vezes a retirada desta porca porque em alguns casos ela esta emperrada e necessita colocar uma alavanca para ajudar na força da chave.
    Vou verificar e te digo aqui mesmo no post.
    Abração

    Macfuca

    ResponderExcluir