Lembram desta moto.
Foi flagrada pela meu pai ao lado de sua casa, não poderia deixar de fotografar o detalhe no protetor!
Amazonas
Equipada com motor Volkswagen a ar de 1500cc, utilizado no Fusca.
A Amazonas, também chamada de Motovolks, nasceu no início dos anos de 1970 sendo a primeira moto no mundo a ter marcha à ré, além de ser uma verdadeira salada de peças de carros e caminhões da época.
O câmbio, da marca Volks, tinha a ré em alavanca à parte, para que não fosse confundida com as outras marchas, as quais eram acionadas pelo pé esquerdo, como nas motocicletas convencionais.
Inicialmente de Brasília, o câmbio seria mais tarde trocado pelo do Gol, com relações de marcha mais adequadas. A embreagem era monodisco e comandada a cabo, assim como o trambulador, desenvolvido para uso no lado esquerdo da moto.
O par final do câmbio era o do esportivo SP2, de relação 3,875:1 (31 x 8 dentes), mais longa que a dos outros VW. A transmissão final utilizava corrente, mais simples de fabricar que um cardã, empregado pela maioria das motos estradeiras acima de 1000 cm³.
A suspensão traseira contava com duas molas auxiliares, paralelas às originais e, na dianteira, dois amortecedores de direção do Fusca, colocados lateralmente aos telescópicos dianteiros. O sistema de freios era composto por dois discos de Ford Corcel na frente e apenas um atrás, com pinças do VW Variant, sendo usado o cilindro mestre do Fusca.
Para a estrutura, foram utilizados pedaços dos quadros de uma Harley-Davidson e de uma Indian 1200 de 1950. A parte inferior foi construída artesanalmente e, inclusive, aprovada pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas da USP.
Um tanque de combustível de 24 litros, carenagens laterais atrás do motor, banco largo, farol retangular, itens cromados em profusão, dois porta-objetos no pára-lama traseiro e um bagageiro eram outros itens chamativos do conjunto.
O painel era composto por velocímetro e conta-giros, emprestados do esportivo Puma, além de luzes-piloto. Uma luz vermelha indicava o uso da marcha à ré, com engate pela alavanca à direita.
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Valeu,Christian, tua iniciativa de postar o histórico da moto que,por pura curiosidade,além de olhar de perto,também fotografei. Só ao fazer a segunda foto é que me dei conta do emblema tão nosso conhecido estampado acima do farolete. Surpreendeu-me,entre outros detalhes, a data de fabricação da MOTOVOLKS e de possuir marcha à ré
ResponderExcluirLembro que quando eu era piá ficava muito impressionado com as Amazonas. Recordo de uma cor de vinho que circulava por Imbé. Não tenho certeza, mas acho que a Polícia Rodoviária teve algumas destas.
ResponderExcluirBom te ver aqui que seja frequente pra as minhas bobagens editoriais rsrsts quanto a amazonas a PF tinha sim e era uma sensação. Abraço
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