terça-feira, 18 de maio de 2010

O tempo ainda te permitiu!


Que bom Fernando que tivestes tempo de trocar experiências.
Que bom Fernando que Deus te permitiu conviver com a figura agradável do teu avô Luis Carlos.
Poderias ficar aqui remoendo tristezas por não tê-lo amanhã ou depois.
Talvez naqueles encontros em nossa casa ou na casa da vó.
Poderias te magoar com a vida porque ela nos tira do convívio a alegria de uma pessoa como essa. Sem pedir licença.
Mas meu filho deves pensar sempre de outra forma que não esta. Tivemos a sorte de neste tempo que ficamos juntos aprender de que forma se deve proceder durante a vida para criarmos no nosso entorno esses inúmeros elogios que sempre ouvimos sobre teu avô.
Colegas de trabalho, amigos de todos os tempos, parentes e principalmente dos filhos.
Temos a certeza de que a semente que ele plantou durante todo esse tempo de vida foi a da melhor qualidade. Aquela que resiste ao tempo. A chuva ao sol a tristeza e as alegrias.
A semente que irá reproduzir em nossos pensamentos a forma coerente de se viver sempre que estivermos perdidos no tempo.
Ele com certeza têm muito mais orgulho do que fez do que talvez ele mesmo se achasse. Sempre nos achamos pequenos diante da nossa própria imagem.
O orgulho dele hoje em dia olhando lá de cima ou de qualquer lugar, será o de ver tu, tua irmã e os filhos e os outros que virão seguindo os mesmos passos que ele dia a dia construiu.
Eu particularmente vou sentir falta de chegar lá aos domingos e escutar ele me dizendo em voz debochada: Buenas, tô com uma sede e ninguém me serviu nada. Fazendo referência aquele velho copo de coca-cola com vodka que tomávamos sempre antes do almoço e as que vezes eram mais copos que o próprio almoço.
Mas ainda assim, o que vou lembrar será justamente a alegria daqueles momentos. Momentos que ajudam na construção da parte bonita da nossa vida.
Aquela que faz com que por vezes fiquemos na boca com um sorriso incondicional.
É meu filho perdemos sempre muito tempo pensando em grandes coisas que não se realizam e nos esquecemos de olhar para o que estão ali todos os dias.
A grandeza se faz das boas memórias e delas criamos novos capítulos de vida recheado de grandes emoções.
Sei meu filho que no próximo verão fará falta aquele parceiro de picolés.
E sabe-se lá quantos eram por dia. Mas aprenda meu filho à lição que ele te deu. Levarás para teus filhos e netos quem sabe essa mesma maneira de lidar com a vida de forma responsável, mas não tão mais importante que devorar contigo uma caixa de picolés.
Vê como são teus tios, Pedro, Helena a mãe e todos os que chegaram depois, como por exemplo, teu dindo "Alemão" a quem teu avô sempre foi confidente e amigo. E que teu dindo muito mais do que um genro, a ele nunca disse um não.
Vê que referências ele criou em nossos corações.
Não é qualquer homem que conserva a união.
Para que isso aconteça é preciso que seja alguém especial.
Talvez por isso que Deus então o tenha levado.
Quem sabe lá no céu as coisas não estão tão complicadas que precise de alguém assim como ele para colocar ordem.
A missão ficou completa, a aula foi dada o tema esta feito.
Tenho certeza que aprendestes muito mais do que tu pensas.
Que bom que tivestes tempo para trocar experiências.

16 comentários:

  1. Sem comentários!
    Parabéns pela tua sensibilidade Christian!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. nossos avós sempre tem o que nos ensinar!!
    bonito texto!

    www.oldersbahnvolks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Ismael e Maurizio pelos comentários.
    Abração!

    ResponderExcluir
  4. Belo texto, é como lhe disse no email, né.
    Eu tenho, aos 27 anos, meus dois casais de avós ainda vivos. Me sinto abençoado pq pude aproveitar bem a companhia deles, e por tudo isso soube interpretar bem as tuas palavras.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  5. Obrigada Rafael e não deixa de curtir cada dia perto dos teus avôs.
    Abração

    ResponderExcluir
  6. Milton Ferretti Jungquarta-feira, 19 maio, 2010

    Quem,como o teu sogro e avô do Fernando,caro Christian,mereceu os elogios que lhe fizeste no texto acima,não é alguém que ao morrer,desaparece. Ele está bem vivo na lembrança de todos nós que soubemos valorizar as suas virtudes. Nunca o esqueceremos.

    ResponderExcluir
  7. Devemos sempre aproveitar o prazer da companhia das pessoas aqui em terra para saborearmos as boas lembranças depois que esta se for. Nunca deixar para amanhã, a oportunidade que temos agora de dizer que te amo. E o quanto te amo. Parabéns, Christian

    ResponderExcluir
  8. Pedro de Almeida Netoquarta-feira, 19 maio, 2010

    Obrigado pelo texto Cunhado!
    Fizeste me emocionar muito com o teu relato que retrata bem a "marca" que meu Pai deixou em todos os nossos corações.
    É um registro bonito para toda a vez que der vontade de recordar-se dele.
    Obrigado.
    Abraço, Pedro.

    ResponderExcluir
  9. Helena Almeida Zangquarta-feira, 19 maio, 2010

    Querido cunhado,
    Lindo, maravilhoso e emocionante !!!!! Muito sensível e real teus sentimentos que compartilhamos todos nós , que tivemos o privilégio deste convívio todos juntos.
    Muitos obrigado. Beijos. Helena.

    ResponderExcluir
  10. Quiseras tu ter tido um avô assim, meu caro...
    Neto, como o Fernando, tenho certeza de que serias.

    ResponderExcluir
  11. Christian,parabéns pelo lindo e emocionante texto!Tive a oportunidade de vê-lo pela última vez no domingo de Páscoa e lembrarei dele como uma pessoa tranquila,amiga,alguém muito especial.Desejo que ele e todos vocês fiquem com Deus.Bjs.Jacque

    ResponderExcluir
  12. Christian !

    Nossa, qta emoção ao ler esta homenagem.Pouco tempo convivi com o Srº Luis Carlos mas ao ler parece que estou vendo-o na minha frente com aquele sorisso dizendo: Como vai a senhora?
    Maravilha, não sabia que era este grande escritor.
    Bjs
    Andrea

    ResponderExcluir
  13. Christian, já choramos tanto e hoje me fez chorar novamente..mas não de tristeza e sim de saudades de uma pessoa tão especial como Sr Luiz.
    Esta foto é a imagem que tenho dele e desta familia que amo muito.
    Agradeço a Maria Helena, Helena,Alemão,lucia,Christian,Pedro, Roberta, Rafa,Jù, Vitória,Fernandinho por fazer parte.Obrigado e um grande beijo a todos

    ResponderExcluir
  14. roberta frantz de almeidaquarta-feira, 19 maio, 2010

    Estou sem palavras neste momento. Sentiremos muita falta dele... Saudades para sempre. Buenassss, nosso muchacho nos deixou muitas mensagens na sua passagem por aqui e teus filhos com certeza tiveram a oportunidade de aprender e conviver com o vô Luis...Christian parabéns

    ResponderExcluir
  15. Gostaria de agradecer de coração a todos que deixaram seus comentários neste post. Na verdade a sensibilidade e só o reflexo de todos vocês.

    ResponderExcluir