sexta-feira, 28 de maio de 2010

Fusca do Mal


Esta para chegar aqui no Rio Grande do Sul a inspeção veicular que já esta implantada no estado de São Paulo.
A discussão sobre o assunto esta gerando uma boa dor de cabeça aos proprietários de carros antigos como nós apaixonados pelos VW refrigerados a ar.
Qual será o grau de tolerância para os nossos velhinhos partindo do princípio que a emissão de gases do nosso fusca mesmo que estivesse saindo da fábrica agora já não passaria pela inspeção a exemplo de um modelo Volkswagen Fusca 1500 que tem taxa 7,6% e o CONAMA só permite uma emissão de CO, em marcha lenta, da ordem de 6% para modelos fabricados até 1979, exceto carros de placa preta.
Partindo dai já não poderia sair da fábrica.
Mas dito por um jornalista bem informado da cidade de São Paulo a tolerância esta sendo sim aplicada aos conceitos das taxas da fabricação do veículo.
No caso deste exemplo que dei a taxa ficaria mesmo nós 7,6% da época.
Ao contrário do que tenho lido nos comentários sobre o assunto onde os que não passam no teste metem o pau, diz ele também que a quantidade de carros que são rejeitados é pequena na proporção dos que conseguem a licença.
No caso dos novos que também não passam acha que os proprietários se baseiam no fato do carro ser novo o que não quer dizer que não esteja poluindo o meio ambiente.
Nos blogs ai a fora vejo falarem também sobre a empresa CONTROLAR que é quem venceu a licitação em São Paulo.
Porém diz o jornalista que a empresa é responsável e faz o trabalho muito bem, levando pouco tempo para a inspeção.
Na verdade ninguém quer receber um não para o seu carrinho ainda mais nós que como diz a propaganda somos "apaixonaos por carro".
E os Placa Preta porque teriam esse direito garantido se afinal os direitos são iguais a todos os cidadãos. E não me refiro aqui a carros antigos caindo aos pedaços, me refiro a nós apaixonados por refrigerados a ar que mantemos os nossos carros em melhor estado geral que muito bacana por aí.
Ter um Placa Preta e restringir o seu veículo aos acessórios originais de fábrica não permitindo que o proprietário personalize como quiser é sim uma questão pessoal e agora mais que isso uma estratégia para fugir da inspeção veicular que a partir de 2012 deve estar no estado.
Evidente que esta permissão partiu da organização dos clubes de proprietários de raridades que contam a história automobilística do Brasil e porque não mundial.
A alegação ao governo era de que como seria a vida destes antigos carros se não cumprissem mais o papel de contar tão bonita história. Ficariam jogados em depósitos?
E lá se vão os interessados em Placa Preta para clubes de antigos que detenham os critérios de avaliação para conseguir o suado benefício.
A história deve ser sim preservada é lógico e até parece que o nosso fusquinha simpático por natureza ira se tornar um bicho papão do CO2.
Não tenho nada contra os PP, mas é engraçado o que vale para uns não valer para outros.
Pode-se imaginar também que a frota de carros novos tem aumentado gradativamente e que a maioria dos antigos fica para rodar nos fins de semana e ocasiões especiais.
Ainda sim estarão condenados a não aprovação.
A nostalgia a beira de um ataque de nervos.
Aquele velho ditado que Fuca não pinga óleo, marca território, já era. Agora se pingar reprova só no olhar da fiscalização.
O que será do Macfuca Júnior daqui pra frente.
Talvez no lugar da porta da garagem lá de casa eu coloque um vidro e lá dentro fique o MACFUCA para ser apreciado e sempre quando alguém mais velho passar vai comentar para o seu filho: Tá vendo aquele velhinho ali guardado em exposição, ele foi muito famoso e adorado, mas agora que as pessoas aprenderam a apertar as torneiras, não usam mais ar condicionado, descartam geladeira e frízer antigos em troca de novos, separam o lixo seco, não jogam mais pilhas e remédios em lixos convencionais agora meu filho, esse velho fusquinha não podem mais rodar porque as pessoas estão conscientes que a natureza deve ser preservada e o fusca é mais ou menos como um buraco na camada de ozônio!
Sonha bobalhão!

Se você quiser uma entrevista interessante sobre as emissões de CO2 leia entrevista da Jornalista Carolina Oms com o Prefessor Luiz Carlos Molion representante da América Latina na Organização Meteorológica Mundial e pós-doutor em meteorologia.
Reduzir CO2 não impede aquecimento
Se precisar de informações sobre os critério que estão sendo cobrados na fiscalização dos veículos entre no site da CONTROLAR

Abração e boa sorte!

2 comentários:

  1. E agora??? Poise vamos ter que ir se preparando pra 2012 e torcer para nao sermos reprovados!! Dura realidade.

    www.oldersbahnvolks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. É meu caro Mac, já vi que mais da metadeda frota do nosso querido "besouro" vai se aposentar mais cedo! O que faço com meu 68 que comprei pra reformar aos poucos, tinha esperança que os carros com mais de trinta anos não fossem tão exigidos assim, mas vamos aguardar essa tal inspeção e torcer para que até lá eles tomem consciencia!

    ResponderExcluir