quinta-feira, 8 de abril de 2010

Luz de Ré - Fusca

Depois de muito procurar dicas na internet sobre como fazer a instalação da luz de ré no Macfuca que por ser um modelo 1976 não vinha de fábrica, resolvi eu mesmo montar o esquema, principalmente elétrico, para divulgar a quem estiver interessado em fazer em casa. Existe outro site que tem o esquema inclusive com uma adaptação bem feita na sinaleira que eu não me encorajei em recortar e fazer, porém este esquema apresentado não aparece a ligação elétrica. Aqui vai o linck para que quiser ver.
Pirituba Fusca Club
O primeiro passo a ser tomado e a verificação do espaço para o interruptor da luz de ré conhecido também como "Cebolinha da luz de ré" na caixa de câmbio. Alguns modelos como o meu tem uma tampa que tapa o burado na caixa aonde iremos rosquear o interruptor (Cebolinha). Os modelos que não tem é necessário trocar a tampa da caixa. Aí é bem mais complicado e eu nunca vi fazer.
Para a verificação o ideal é levantar o carro com o macaco para facilitar o acesso, já que o espaço para rosquer o interruptor é muito estreito.


Indicado onde se instala a interruptor vamos agora a adaptação da luz na sinaleira. O projeto final será comprar uma sinaleira de ré para colocar no para-choque e para isso existem modelos bonitos como esta réplica vendida na Guedes e Miranda modelo com aba O problema é o preço!
Ou então este modelo bem mais barato.
Guedes e Miranda modelo cromado
Resolvi fazer a adaptação com um pequeno soquete vendido em lojas de eletrônica substituindo a lâmpada por três leds brancos. O preço fica em torno de 10,00 reais com o soquete, três leds e três resistência para transformar os 12v da bateria na voltagem do led. Como não utilizei a lâmpada original do soquete, cortei com uma serra de cano para poder encaixar os três LEDS que depois de encaixados no espaço colei os mesmos com cola Super Bonder.

Três LEDS soldados com as resitências e fio para ligação.

Próxima etapa furar a sinaleira com uma furadeira e limar com uma lima redonda.
Feito o burado e só encaixar o soquete e aparafusá-lo. Posterior a isso encaixe os LEDs e cole. Lembre que por ser a parte de baixo da sinaleira não teremos muita profundidade (espaço entre a lente e o refletor do fundo da sinaleira).

Feito a parte estética vamos para a parte elétrica. É preciso entender que a cebolinha é um interruptor por isso quando se engata a ré o pino central do interruptor é apertado e ele passa a corrente que fará com que ligue a luz. Por isso após rosquear o interruptor na caixa ligue os fios. Um deles será o que vai para a bobina do carro. O outro fio vai para o positivo da lâmpada ou dos LEDS neste caso.
A ligação é feita pela bobina para que o luz somente seja acionada quando o carro estiver com a ingnição ligada assim não corremos o risco de deixar a luz acessa com a ré engatada e o carro desligado. Medida de segurança.




Para não ter problema de vazamento do foco de luz é preciso fazer uma divisão dentro da sinaleira assim como demonstrado na próxima foto e como indicado no linck de Pirituba no início do post.

O esquema é esse não tem mistério precisando de mais informações escreva na janela ao lado no Formspring no Pergunte ao MACFUCA.

16 comentários:

  1. Oo a onde vc comprou este quebra sol????

    diegoguedesdemoraes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. rapaiz quando tirei a tampa vazou óleo,é normal???
    me add no msn silveirinha.76@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Vou me informar a amanhã te respondo mas acho que é normal sim. Me aguarde.
    Abraço

    ResponderExcluir
  4. como faso no Fusca 79 è o mesmo esquema ?

    ResponderExcluir
  5. Com certeza porque os modelos mais novos já vinham com o adaptador na caixa. Eu tive um 79 que já tinha na própria sinaleira trazeira do carro a luz de ré. Não precisei fazer adaptação.
    No meu 76 venho sem porém com o interrruptor na caixa o que facilitou. Em baixo segue o link da luz de ré atual do Macfuca que substitui posteriormente porque aquela que adaptei na sinaleira não iluminava muito.
    Abração e qualquer dúvida pode perguntar.
    http://macfuca.blogspot.com/2010/04/luz-de-re-agora-com-lanterna.html

    Christan ( Macfuca )

    ResponderExcluir
  6. Sua exposição me ajudou muito consertei a luz de ré recolocando o plug na bobina!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que o post tenha lhe ajudado a colaborar com o concerto da luz de ré; obrigado pelo retorno.
      Forte abraço.
      Macfuca

      Excluir
  7. Parabéns meu caro, bacana de mais! Muito bem ilustrado.

    ResponderExcluir
  8. Só uma dúvida: nos 1300 standard você disse que tem uma tampa na caixa de câmbio tampando o buraco da cebolinha, então nesse caso é só tirar a tampa e rosquear a cebolinha???

    ResponderExcluir
  9. TENHO UM 82 QUE TAMBEN NAO TEM A CEBOLINHA ESTA TANPA SAI.

    ResponderExcluir
  10. o 1300 L ano 1976 vem com essa cebolinha da luz do ré ou nao? sera q tem o lugar pra colocar furar a lanterna ai nao né alguem ai sabe?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu por acaso vinha sim com a cebolinha, eu é que não sabia na época. Sò que no caso adaptei um lanterna abaixo do parachoque para usar de luz de ré já que a lanterna não tinha.

      Excluir