Aproveitei o conteúdo do site da Chris Dias e reproduzi aqui para explicar em detalhes esse criativo Projeto!
DE ONDE SURGIU A IDÉIA!
Andando por escolas na capital e interior do estado do Rio Grande do Sul, no meu ofício de escritora, pude perceber a presença de livros e eventos literários, a presença de teatro e de música, mas não identifiquei nada que pudesse caracterizar a formação de plateia relacionada às artes visuais. Pensando nisso e na necessidade da ocupação do espaço público para promover a interação entre pessoas e suas diferenças, surgiu a ideia de um centro de cultura integrada móvel, nesse caso, a Kombi. Que aqui denominamos KOMBINA. Um centro de cultura móvel capaz de levar diferentes formas de arte e promover espaço de produção e construção artística de forma integrada e interativa. Abaixo estão listadas algumas das atividades que constituem o projeto.
KOMBINA COM INTERAÇÃO
A primeira ação da Kombi sempre será a sua construção, ou seja, placas magnéticas em diferentes
formas e cores serão oferecidas aos participantes para que possam preparar visualmente a Kombi antes do início das suas atividades regulares. Assim como a arte, a Kombi se propõe a oferecer uma
experiência única, criativa e participativa.
KOMBINA COM ARTE
A cada mês um artista será contemplado e sua obra será objeto de exposição. A Kombi chegará em espaços públicos da capital e interior e mostrará reproduções do trabalho do artista, aos moldes de uma galeria ao ar livre. Além de amostragem do material utilizado pelo artista em questão para manipulação do público. A Kombina oferece oficinas de arte direcionadas ao público infantil coordenadas por Zizi Paz.
KOMBINA COM BRINCADEIRA
Um dos objetivos da itinerância deste projeto é fazer um inventário da expressão da população
envolvida através do brincar. A Kombina conta com diversos brinquedos antigos da cultura popular e oferece atividades coordenadas pelo Mestre-brincador Maurício Alves.
KOMBINA COM LIVROS E LETRAMENTO
KOMBINA E O ENVELHECIMENTO BEM-SUCEDIDO
A Kombina oferece espaço e atividades de convívio e interação direcionados ao público maduro. Conta com intervenções de Maurício Alves e bate-papo com jornalistas e agentes de saúde sobre a importância do lúdico em nossas vidas.
Juntos nesse projeto a Kombi Karlos do escritor Carlos Urbim.
A Comunidade Cultural Karlos Urbim já ganhou um apelido:
Kombi Karlos.
Ela é uma homenagem ao escritor Carlos Urbim. Nela é possível encontrar objetos que fizeram parte do universo urbiniano como petecas, pandorgas, bolas de gude além de referências de Santana do Livramento, sua terra Natal e do daltonismo, condição que o fez enxergar o mundo de um modo especial.
A Kombi Karlos surge da necessidade de guardar a memória deste artista e mostrar para as novas gerações os seus livros, entrevistas, fotos e tudo o que denominamos acervo literário e audiovisual.
Equipado com monitores e equipamento de som, na Kombi é possível assistir os vídeos, se encantar com o livro único Avô Aprendiz, brincar e conhecer os versos, as histórias e as invenções de Carlos Urbim.
Também integrando esse trio de Kombis de Criatividade e Cultura a "Kombi da Alice" com o
Mini Museu do Brinquedo.
Colecionar sempre fez parte da vida de Alice Urbim, a grande inspiradora deste projeto. Mostrar as coleções e deixar que todos se encantem é o que nos mobilizou a criar o minimuseu do brinquedo. A cada semestre uma nova exposição será exposta com itens da coleção. Um vídeo acompanhará a Kombi com a história do brinquedo e justificativa da coleção.
O Minimuseu Koisas de Alice ganhou um veículo especial para guardar seu acervo. Uma Kombi 1961, original, totalmente revigorada para atender as necessidades do projeto sem perder suas Minifábrica de Brinquedos- A Kombi Alice conta com um espaço para que os brinquedos sejam restaurados por uma enfermeira especializada no assunto. características históricas.
Chris Dias e Alice Urbim!
E para quem estiver na cidade e quiser conferir um pouco de toda essa verdadeira aula de criatividade basta comparecer nos dias 23 e 24 de janeiro em frente ao Theatro São Pedro e assistir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário