quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

O Jacaré e o Jeep

Outro dia a noite no Viaduto entre fuscas, música, churrasquinho, Miúras e outras raridades que por lá aparecem conheci o Professor Jacaré. Colecionador e apaixonado por veículos de Guerra  bem lembra ele que apreciadores desta modalidade de veículos de nada tem a ver com violência e sim com a história e técnologia empregada na época referente ao carro.
Ao ver os carros me lembrei do amigo ZIR  lá de Caçador (SC) que também os coleciona além é claro dos seus fuscas. Logo pensei em fotografá-los para enviar as fotos. Qual foi a minha surpresa ao dizer o nome do ZIR para o Jacaré. São amigos de longa data e inclusive o amigo ZIR já esteve aqui em Porto Alegre participando do encontro de veículos de guerra com um detalhe. Veio dirigindo um dos seus exemplares e lembra o Jacaré, vestindo roupas a caráter em cada dia do encontro.
Lembrou bem o Jacaré que nos veículos de guerra  sempre é utilizado o que de melhor existe em matéria de tecnologia de veículos porque País nenhum arriscaria colocar em combate algum veículo que não tivesse recursos para sobreviver a eles.
Nas fotos os modelos 1941 e 1942. A diferença dos modelos já começa pela grade dianteira. A do 41 era soldada ferro por ferro da grade fazendo com que isso ficasse muito mais complicada a confecção da mesma. Já o 42 a grade já era estampada o que facilitava bastante na produção em série.
No 42 (pena não ter fotografado) mostrou que o farol dianteiro possui uma borboleta que em caso de manutenção ou pane no motor pode-se tirar a borboleta o que possibilita virar o farol para dentro do motor para que ele seja iluminado.
Muito do que vemos nos automóveis atualmente já era obra de engenharia mecânica a muitos anos atrás.

Nas fotos os detalhes internos do 41 e do 42. Reparem no painel o compartimento para o armamento.

2 comentários:

  1. Caro amigo MAC, para mim foi uma grande honra conhecer pessoas em POA com o caráter do Prof. Jacaré e dos irmãos Kober, (Dono do Slat Grill), pois a cada dia pessoas como estas estão ficando raras assim como nossas viaturas antigas. Agradeço de coração a vc meu amigo Mac, por postar estas fotos e lembrar assim um pouco de um hobbye que esta crescendo muito no meio de viaturas antigas, o de preservar viaturas militares.
    Um forte abraço a todos,
    Quem sabe eu mande para vc qualquer hora as fotos minha com minha viatura em POA.

    vlw.
    ZIR-KDF
    MVPA#32056 (Código de colecionador em um dos maiores clubes do mundo).

    ResponderExcluir
  2. Grande ZIR vou esperar sim por esta foto com certeza será um prazer publicá-la aqui neste espaço e dividir com os amigos do sul mais uma das tuas raridades tão bem conservadas.
    Abração!

    ResponderExcluir