Pirituba Fusca Club
O primeiro passo a ser tomado e a verificação do espaço para o interruptor da luz de ré conhecido também como "Cebolinha da luz de ré" na caixa de câmbio. Alguns modelos como o meu tem uma tampa que tapa o burado na caixa aonde iremos rosquear o interruptor (Cebolinha). Os modelos que não tem é necessário trocar a tampa da caixa. Aí é bem mais complicado e eu nunca vi fazer.
Para a verificação o ideal é levantar o carro com o macaco para facilitar o acesso, já que o espaço para rosquer o interruptor é muito estreito.
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Indicado onde se instala a interruptor vamos agora a adaptação da luz na sinaleira. O projeto final será comprar uma sinaleira de ré para colocar no para-choque e para isso existem modelos bonitos como esta réplica vendida na Guedes e Miranda modelo com aba O problema é o preço!
Ou então este modelo bem mais barato.
Guedes e Miranda modelo cromado
Resolvi fazer a adaptação com um pequeno soquete vendido em lojas de eletrônica substituindo a lâmpada por três leds brancos. O preço fica em torno de 10,00 reais com o soquete, três leds e três resistência para transformar os 12v da bateria na voltagem do led. Como não utilizei a lâmpada original do soquete, cortei com uma serra de cano para poder encaixar os três LEDS que depois de encaixados no espaço colei os mesmos com cola Super Bonder.
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Três LEDS soldados com as resitências e fio para ligação.
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Próxima etapa furar a sinaleira com uma furadeira e limar com uma lima redonda.
Feito o burado e só encaixar o soquete e aparafusá-lo. Posterior a isso encaixe os LEDs e cole. Lembre que por ser a parte de baixo da sinaleira não teremos muita profundidade (espaço entre a lente e o refletor do fundo da sinaleira).
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Feito a parte estética vamos para a parte elétrica. É preciso entender que a cebolinha é um interruptor por isso quando se engata a ré o pino central do interruptor é apertado e ele passa a corrente que fará com que ligue a luz. Por isso após rosquear o interruptor na caixa ligue os fios. Um deles será o que vai para a bobina do carro. O outro fio vai para o positivo da lâmpada ou dos LEDS neste caso.
A ligação é feita pela bobina para que o luz somente seja acionada quando o carro estiver com a ingnição ligada assim não corremos o risco de deixar a luz acessa com a ré engatada e o carro desligado. Medida de segurança.
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Para não ter problema de vazamento do foco de luz é preciso fazer uma divisão dentro da sinaleira assim como demonstrado na próxima foto e como indicado no linck de Pirituba no início do post.
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O esquema é esse não tem mistério precisando de mais informações escreva na janela ao lado no Formspring no Pergunte ao MACFUCA.
Oo a onde vc comprou este quebra sol????
ResponderExcluirdiegoguedesdemoraes@hotmail.com
rapaiz quando tirei a tampa vazou óleo,é normal???
ResponderExcluirme add no msn silveirinha.76@hotmail.com
Vou me informar a amanhã te respondo mas acho que é normal sim. Me aguarde.
ResponderExcluirAbraço
como faso no Fusca 79 è o mesmo esquema ?
ResponderExcluirCom certeza porque os modelos mais novos já vinham com o adaptador na caixa. Eu tive um 79 que já tinha na própria sinaleira trazeira do carro a luz de ré. Não precisei fazer adaptação.
ResponderExcluirNo meu 76 venho sem porém com o interrruptor na caixa o que facilitou. Em baixo segue o link da luz de ré atual do Macfuca que substitui posteriormente porque aquela que adaptei na sinaleira não iluminava muito.
Abração e qualquer dúvida pode perguntar.
http://macfuca.blogspot.com/2010/04/luz-de-re-agora-com-lanterna.html
Christan ( Macfuca )
Sua exposição me ajudou muito consertei a luz de ré recolocando o plug na bobina!!
ResponderExcluirFico feliz que o post tenha lhe ajudado a colaborar com o concerto da luz de ré; obrigado pelo retorno.
ExcluirForte abraço.
Macfuca
Parabéns meu caro, bacana de mais! Muito bem ilustrado.
ResponderExcluirMuito bem ilustrado. Parabéns!
ResponderExcluirValeu muito obrigado!
ExcluirSó uma dúvida: nos 1300 standard você disse que tem uma tampa na caixa de câmbio tampando o buraco da cebolinha, então nesse caso é só tirar a tampa e rosquear a cebolinha???
ResponderExcluirTENHO UM 82 QUE TAMBEN NAO TEM A CEBOLINHA ESTA TANPA SAI.
ResponderExcluirMuito bom
ResponderExcluirValeu amigo me ajudou muito!
ResponderExcluiro 1300 L ano 1976 vem com essa cebolinha da luz do ré ou nao? sera q tem o lugar pra colocar furar a lanterna ai nao né alguem ai sabe?
ResponderExcluirO meu por acaso vinha sim com a cebolinha, eu é que não sabia na época. Sò que no caso adaptei um lanterna abaixo do parachoque para usar de luz de ré já que a lanterna não tinha.
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