quarta-feira, 1 de abril de 2015

Um misto de Alegria e Dor!

Li o depoimento do amigo Thiago Moura Kafski no facebook e no mesmo momento me identifiquei com o sentimento sincero entre o amor pelo Pai vinculado ao Fusca.
Nem sempre temos o final que imaginamos e nem sempre o projeto que planejamos, mas entre essas expectativas que temos da vida, vira e mexe, temos o amor e o fusca!
Seja ele da forma que for ou que possamos ter!



Tiago Moura Kafski

Todos os que me conhecem sabem meu carinho, admiração ou loucura por fuscas vw (deveriam pelo menos se dizem me conhecer) mas poucos entendem!
Constantemente sou questionado e encorajado e me livrar de tal vicio, sei que as vezes ele atrapalha os que convivem comigo por tomar lugar pela bagunça o acumulo de peças pela casa...
Mas tudo tem uma explicação e um motivo mesmo que não seja racional pra quem vê de fora!
Toda essa bagunça as peças a graxa os fuscas tudo tem uma ligação muito sentimental forte e enraizada que relembra quando era pequeno de ver meu pai mexendo nos nossos carros, e o que mais me marcou foi nosso fusca o primeiro que me lembro de ser nosso! lembro do cuidado que meu pai tinha mesmo sendo um carro caquético e que dava muitas dores de cabeça! mas era o que podíamos ter era o carro pra toda obra, pro trabalho, pra ir ao mercado, pra trazer material da madeireira, levar os vizinhos em emergências ao medico, o que levou minha mãe a maternidade e trouxe minha irma recém nascida pra casa!
Lembro do meu pai lavando o carro, apanhando pro carburador! pintando as rodas de um verde colonial horrível e um azul calcinha que em nada combinavam com o fusca branco 63, lembro das noites viradas montando motores e montando câmbios, por que carro não parava nunca assim como meu pai um guerreiro!
Lembro da alegria que era sentar no colo do meu pai e estacionar o carro na garagem com ele e eu segurando o volante enorme em preto piano como se estivesse guiando super feliz! de ir visitas minha avô e ficar orgulhoso causando inveja aos meus primos que queriam ficar brincando no carro tambem! de estar sempre dentro do carro quando era possível e estar sempre na volta de tudo isso.
E do dia triste em que o vendemos, fomos nos dois levar o carro e o deixamos lá com lagrimas nos olhos,depois de muitas historias, dores de cabeça e reformas o fusca já parecia outro e meu pai queria um carro um pouco mais novo, mas foi dolorido deixar o carro lá, sai com lagrimas nos olhos e fomos caminhando por uma estrada de terra deixando fusca pra trás perdido na poeira na mão do novo dono.
Sei la na minha cabeça de menino aquele amigo era o Herbie de verdade ali ao alcance das mãos emoção a cada viagem acelerada e solavanco, as quebras não importavam que o pai sempre arrumava de um jeito ou outro ele ia chegar no destino, não importa se ia demorar mais ou se iriamos chegar cheirando a gasolina (inevitável), era a melhor coisa do mundo estar ali com minha família poder ir a muitos lugares sem apertos de ônibus.
Meu pai acabou por comprar uma brasilia pouco maior que fusca com mesma mecânica confiável que já conhecia e mais nova em ano, nada de outro mundo ainda era um carro velho mas foi o consolo pra perda do fusca com cara simpática nosso primeiro carro! e sinto saudades daquela inocência daquele tempo da cia do meu pai!
Por muito tempo eu ignorei a existência do fusca, na aborrecência queria carros potentes revistas com carros desejados pelo seu desempenho fenomenal - A distanciação entre pai filho era clara desejos diferentes pai pé no chão filho sonhador, tipico da idade sempre querendo ser diferente dos país- Mas sempre usei como exemplo mesmo não querendo que ele soubesse ou não concordando com muitas opções dele. sempre respeitei! e vivi o que desejo dele de adolescente e me tornei mecânico, aprendi muito e ele me ajudou a comprar meu primeiro carro e foi um fusca era o que podia comprar (obvio que não era o almejado carro potente) não era nada melhor que o nosso primeiro fusca velho!
A maioria torcia a cara mas eu acreditei meu pai confiou em mim e eu tinha 4 rodas pra andar(mais consertar que andar na verdade) muitas dores de cabeça! muitas madrugadas coberto de graxa, alguns acidentes rodas perdidas por ai, muito tempo investido, muita sorte de não ter sofrido nada maior e um monte de conhecimento do que não fazer!! aprendi muito!
O fusca não agregam interesseiros na sua volta! meninas não enlouquecem quando diz que tem um fusca, os amigos não cobiçam! os rachadores menosprezam!
É um carro pra honestos!
Os amigos de verdade não se importam de andar contigo e aparecer em uma festa, pedem pra experimentar ( muitos tomaram primeiras lições em um), ele te leva onde você deseja desde que respeite suas limitações. os que desejam mais dele conseguem seja fazendo um baja ou um street invocado, tem personalidade própria, tira sorrisos e historias de pessoas que você nunca viu, só isso já bastaria, mas tem toda essa nostalgia que falei antes.
É uma maquina que te faz recordar coisas adormecidas coisas que nem lembrava mais.

Meu último fusca tem um misto de alegria e dor!

Um carro qual comprei com intenção de reformar e curtir com meu pai, termos um projeto juntos pra convivermos mais após a adolescência e termos uma aproximação como amigos sem estar presos a obrigações pai filho e sim como parceiros.
Mas perdi meu pai projeto ficou pela metade ,meu pai nem chegou a conhecer o carro ( comprei carro abaixo 63 que era desejo dele de lembrarmos no miqüim nosso primeiro carro é um 1960) não mexi mais no carro, um projeto acabado antes do que esperava assim como o convívio com meu pai interrompido muito cedo!
Tanta coisa deixada pela metade!
E o carro esta aqui todo dia me lembrando disso! me doí ver ele aqui e como a ferida aberta!
Esperei por muito tempo ter a força do meu pai e acabar ele como forma de homenagem a ele dar vida a algo que amávamos!
Mas não tenho tido essa força e nem conseguido desapegar do carro que me trás lembranças da infância e do meu infelizmente um projeto inacabado e que jamais será concluído como desejado!!

2 comentários:

  1. obrigado por tuas palavras lá em minha pagina ,me tocaram bastante. Fico honrado com meu texto mesmo de forma tosca e precisando ser revisado (gramaticas/ortografia) conseguir passar uma ideia que toque mais pessoas com vivencias parecidas. obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já te disse meu bruxo, um sentimento bom, ainda que as vezes triste, supera qualquer gramática. Um abração o obrigado por deixar publicar o texto.
      Macfuca

      Excluir